Este é o diário de bordo da minha recente aquisição, a BMW F800ST, adquirida no dia 18 de Abril de 2007.
Em troca deixei a Suzuki GSXR 750, companheira de 20 meses e após rolar aproximadamente 12.000km's.
A troca é radical, de aproximadamente 140cv passo para 85cv... e com um acréscimo de +-15kg pode parecer estranho... mas....facilmente se explica:
- Quando adquiri a GSXR apenas a usava ao fim de semana e sozinho, pois à semana deslocava-me de carro
- Devido a este pouco uso, questões como o consumo, manutenção e conforto não eram prioritárias
- Praticamente só andava por estradas bem asfaltadas (Auto estrada, aliás)
- A mota teve um pequeno problema mecânico, que me fez perder a confiança no mecânico (mas como havia a garantia, tive de lá continuar a ir!)
Entretanto após Setembro de 2007 a moto tornou-se o veículo de uso total.... e todos os parâmetros atrás descritos tomaram outra dimensão.... e uma R é uma sugadora de €€€€, assim, desde meados de Outubro que comecei a pesquisa pela SUCESSORA.....
Após muita pesquisa as canditadas perfilaram-se, tal como a Kawasaki ZZR 1400, Suzuki Hayabusa 1300; Honda CBR 1100 XX; Honda VFR 800; e finalmente a BMW F800ST.... que acabaria por ser a escolhida.....
Na sexta feira 19/04/2008, amanheceu chuvosa, e após o almoço, por volta das 15H, lá recebi a tão aguardada chamada telefónica.... estava a chover... mas saí com a GSXR.... para parar logo passados 300m devido à carga de água que entretanto se abateu..... esperei 6 minutos e segui directo à ponte do Freixo, para 10 minutos depois estar no Stand da BM (Carvalhos) a entregar uma e saír com a outra......
1ª sensação: não parece mais pesada... pelo contrário, parece mais uma XT tal é fácil manobrá-la.... mais pesada?!? só mesmo porque está escrito nunca diria.
O som emitido pelo escape denuncia logo os 2 cilindros, que apesar de saber que são em Linha, pelo som juraria que é uma Boxer..... parabéns aos Engenheiros Bávaros.... quem não vê será facilmente enganado.
A viagem de regresso ao porto foi pacífica... piso molhado, vento moderado e desconhecimento total da condução da mota assimo obrigaram.... no entanto ao entrar no piso degradado das ruas do Porto logo outra agradável surpresa..... conforto e segurança, A calçada molhada da rua junto à PJ já não é uma ameaça.... passo facilmente pelas irrgularidades e o ABS realmente funciona... a travagem é segura sem assustar.... Estou a gostar....
E assim se fizeram os primeiros 15km's dos milhares que espero vir aqui a descrever!!