A F800ST já passou os 500km's e está na hora de a espremer um pouquinho, só para ver o que o 2 cilindos é capaz...
Antes do descrever o comportamento, tenho que relembrar que venho de uma Suzuki GSXR 750 SRAD... uma mota que facilmente chega aos 250km/h e que mantém uma estabilidade incrível acima dessas velocidades, muito graças ao rabo de abelha que contribui de forma decisiva para essa estabilidade.... daí o facto que realmente as "altas velocidades" da F800ST têm que ser lidas de forma diferente de uma verdadeira "R".
Para puxar um pouco mais pelos 85cv, há uma estrada perfeita no porto, que é a ligação da A4 a Matosinhos, é uma Autoestrada, 4 faixas em cada sentido e devido a ser relativamente recente ainda não tem praticamente nenhum tráfego... especialmente a um sábado de manhã...
Assim após o motor em aquecido, pude finalmente passar das 5000rpm, e sentir o motor a puxar de forma livre...apesar de ainda não ter passado das 7000rpm.... à que ter calma pois pretendo que este motor tenha uma saúde de ferro!!
A F800ST não teve qualquer dificuldade em subir de rotação, acima das 2500rpm o motor solta-se mais e sobe muito rápido, o que facilmente nos coloca nos 140km/h, que como sabemos é o máximo que posso dar naquele troço, dado estar numa via pública, no entanto percebe-se que o chegaríamos com relativa facilidade aos 160km/h e com um pouco de calma atingir os 200km/h... o que para uma mota com estas características não vai defraudar as expectativas de quem se decidir a investir...
A estabilidade acima dos 130km/h é boa, mesmo perante as rajadas de vento que hoje se faziam sentir...
Voltarei a falar deste tópico, para perceber qual a velocidade de cruzeiro que podemos realizar com a F800ST numa viagem maior...
sábado, 3 de maio de 2008
quarta-feira, 30 de abril de 2008
E Curvar? Será que curva?!?
Domingo 27/04/2008
Pois bem... após o teste do paralelo falta o teste mais interessante....
A F800ST tem já 330km's e resolvi ir até Braga, numa viagem pela Autoestrada na ida e por nacional na vinda, com uma passagem pelo Bom Jesus, bem lá no topo, fazendo a descida pela rampa da Falperra....
Os 50km's do Porto a Braga pela A3 revelaram uma fantástica conclusão:
Média... menos de 4L/100 a uma média de 140km/h eh eh...
O computador de bordo assinalava o consumo instantaneo e raramente passou dos 4L... apenas numa ou outra ultrapassagem e em algumas partes com um declive mais desfavorável, mesmo assim e no fim dos 50Km percorridos o consumo realmente ficou abaixo dos 4L/100... isto relembrando que a velocidade média foi de 140Km/h.
É por valores destes que afinal os 16€ de gasolina 95 que o depósito tem de capacidade, proporcionam uma autonomia enorme...podendo facilmente passar os 300km's.
Analisando o roubo a que todos nós somos sujeitos nas gasolineiras, esta é sem dúvida uma notícia fantástica, pois é díficil encontrar uma mota tão polivalente e que simultâneamente apresente um valor de consumo tão simpático.
Já agora, como consumidores devemos unir-nos e colocar o mercado a nosso favor... recusem-se a ir às marcas de gasolina que não proporcionam desconto... só assim marcas líderes de mercado como a Galp e BP começam a baixar o valor do combustível... lembremo-nos..... menos procura => redução nos preços!
A viagem por auto estrada correu bem, a protecção aerodinâmica proporcionada pela carenagem e pela viseira frontal é muito satisfatória e a posição de condução, sem ser demasiadamente direita, garante um nível de conforto muito bom, sendo de prever que não irei ter grandes queixas nas futuras viagens maiores!
Já em Braga, no Domingo às 12:00 o sol estava fantástico e lá fui até ao Bom Jesus, desta vez com Pendura... a subida foi pela estrada que liga à Universidade do Minho... uma típica estrada de montanha à antiga, em paralelo, com curvas cotovelo com grande declive... isto sempre a subir até ao topo onde está a magnífica Sé envolta por uma luxuriante mata que me lembra o Bussaco e Luso. A paisagem é belíssima sendo um local fantástico para visitar em dias de sol.
Este trajecto foi "digerido" pela F800ST com uma facilidade enorme, o binário do dois cilindros, é mais que suficiente para, com pendura, se aventurar por qualquer subida independentemente do estado do piso e do ângulo de subida.
Portou-se lindamente, e não notei em nunhum momento falta de motor ou de brecagem da direcção.
Na descida viemos pela rampa da Falperra.... piso excelente, rails devidamente protegidos pouco trânsito... excelente... a F800ST comprovou a minha primeira impressão de que curva como se uma Supermotard se tratasse... fantástica... transmite uma segurança enorme, podemos deitar a mota à vontade quem não há qualquer torção ou escorregadela... os pneus, não sendo os mais macios (Metzeller) estiveram à altura do desafio, mas o que realmente ressalta é o comportamento do quadro (dupla trave de alumínio) a excelente taragem das suspensões e o "segredo" do centro de gravidade estar mais rebaixado que o normal para uma mota com esta geometria, que no conjunto realmente nos dá momentos de grande prazer quando perante uma estrada com estas características...
A BMW F800ST passou o teste com distinção e ficou prometido um novo passeio a este troço complementando com o troço que segue para Guimarães para gozar a dobrar.... da próxima com outros colegas....
Fica para breve...
A viagem de regresso para o Porto foi à tardinha, sozinho novamente, e aproveitando toda a maneabilidade da F800ST pelas nacionais fora... um instantinho e já estavam 440Km no computador de bordo....
Piso irregular em Paralelo --> Comportamento
Sábado, 26 de Abril..
O dia estava convidativo para um passeio, após o almoço peguei na F800ST e fui fazer um teste mais sério ao conforto.
O roteiro é conhecido, descer a avenida dos aliados, directo à ribeira até à praia de matosinhos.
O piso na baixa Portuense é extremamente desagradável (ou pelo menos assim era quando me deslocava de GSXR) e partindo deste referencial, lá fui para ver como é que a BM se comporta.
Tal como pude verificar no primeiro dia, a irregularidade característica do piso em paralelo é facilmente ultrapassado pela suspensão... as pequenas irregulariadades não incomodam, no entanto, para as maiores depressões não há nada a fazer e sente-se sempre, no entanto, não é nada que nos faça desesperar ou ainda desistir de fazer este tipo e trajectos.
Em termos de pontuação ao nível de conforto e numa escala de 0 a 10, posso atribuir um 7,5 para o percurso em questão.... ou seja, as irregularidades são facilmente superadas e o nível de conforto proposcionado aos comandos da máquina é bom, e recomenda-se.
Ao nível da maneabilidade, mais uma vez, a F800ST demonstrou-se excelente no trânsito da cidade do Porto, o escalonamento da caixa de velocidades é perfeito, apesar de ser algo brusca, o que, conjugado com a facilidade incrível com que nos podemos desviar dos veículos/obstáculos se traduziu numa deslocação relaxada e sem qualquer tipo de problemas de maior.
Mesmo nos carris da foz, não houve nada digno de registo.
Por curiosidade... fiquei espantado com a quantidade de pessoas que foram logo para a praia!!! não pode vir um solzinho que o pessoal tá logo todo a trabalhar para o bronze!
terça-feira, 29 de abril de 2008
BMW F800ST : A técnica
Motor
Tipo: 2-cilindros em linha, 4-tempos, refrigerado a água, 4 valvulas/cilindro, two overhead camshafts, dry sump lubrication
Diâmetro x curso: 82 mm x 75.6 mm
Cilindrada: 798 cc
Potência nominal: 62.5 kW (85 cv) às 8,000 rpm
Binário max.: 86 Nm às 5,800 rpm
Taxa de compressão: 12.0 : 1
Preparação do combustível / gestão do motor: Electronic intake pipe injection / digital engine management (BMS-K)
Controlo da emissão de gases: Closed-loop 3-way catalytic converter, emission standard EU-3
Prestações / consumo de combustível
Velocidade máxima: > 200 km/h
Consumo por cada 100 km a 90 km/h: 3.4 l
Consumo por cada 100 km a 120 km/h 4.4 l
Combustível: S/ chumbo 95, minimum octane rating 95 (RON)
Componentes eléctricos
Alternador: 400 W
Bateria: 12 V / 14 Ah, s/ manutenção
Transmissão
Embraiagem: Multiple-disc clutch in oil bath, mechanically operated
Caixa de velocidades: Constant mesh 6-speed gearbox integrated into crankcase
Transmissão secundária: Correia
Ciclística / travões
Quadro: Bridge-type aluminium frame, load-bearing engine
Roda dianteira / suspensão: forquilha Telescópica, Ø 43 mm
Roda traseira / suspensão: Monobraço em alumínio c/ eccentric adjustment for rear axle, central spring strut, spring pre-load hydraulically adjustable (continuously variable) at handwheel, rebound damping adjustable
Curso da suspensão dianteira / traseira: 140 mm / 140 mm
Distância entre eixos: 1,466 mm
Braço oscilante: 95 mm
Ângulo da coluna de direcção: 64.2°
Rodas: Cast aluminium
Jante, dianteira: 3.50 x 17"
Jante, traseira: 5.50 x 17"
Pneus, dianteiro: 120/70 ZR 17
Pneus, traseiro: 180/55 ZR 17
Travão, dianteiro: Brembo Twin disc, floating brake discs, diameter 320 mm, four-piston fixed calipers
Travão, traseiro: Brembo Single disc, diameter 265 mm, single-piston floating caliper
ABS: BMW Motorrad ABS
Dimensões / pesos
Comprimento 2,082 / 2,195 mm
Largura (com espelhos) 860 mm
Altura (sem espelhos) 1,155 / 1,225 mm
Altura do assento, peso sem carga 820 mm (low seat: 790 mm)
Comprimento interior das pernas, peso sem carga 1,810 mm (low seat: 1,745 mm)
Peso sem carga, com meios de funcionamento, depósito cheio 1) 204 / 209 kg
Peso a seco 2) 182 / 187 kg
Peso total permitido 405 kg
Carga útil (com equipamento de série) 201 / 196 kg
Capacidade útil do depósito 16.0 l
Reserva approx. 4.0 l
1) De acordo com as normas 93/93/EWG com todos os meios de funcionamento e o depósito cheio com, pelo menos, 90% da sua capacidade útil.
2) Peso sem carga a seco
Dados retirados do site "http://www.bmw-motorrad.pt/pt/pt/index.html".
Motor
Tipo: 2-cilindros em linha, 4-tempos, refrigerado a água, 4 valvulas/cilindro, two overhead camshafts, dry sump lubrication
Diâmetro x curso: 82 mm x 75.6 mm
Cilindrada: 798 cc
Potência nominal: 62.5 kW (85 cv) às 8,000 rpm
Binário max.: 86 Nm às 5,800 rpm
Taxa de compressão: 12.0 : 1
Preparação do combustível / gestão do motor: Electronic intake pipe injection / digital engine management (BMS-K)
Controlo da emissão de gases: Closed-loop 3-way catalytic converter, emission standard EU-3
Prestações / consumo de combustível
Velocidade máxima: > 200 km/h
Consumo por cada 100 km a 90 km/h: 3.4 l
Consumo por cada 100 km a 120 km/h 4.4 l
Combustível: S/ chumbo 95, minimum octane rating 95 (RON)
Componentes eléctricos
Alternador: 400 W
Bateria: 12 V / 14 Ah, s/ manutenção
Transmissão
Embraiagem: Multiple-disc clutch in oil bath, mechanically operated
Caixa de velocidades: Constant mesh 6-speed gearbox integrated into crankcase
Transmissão secundária: Correia
Ciclística / travões
Quadro: Bridge-type aluminium frame, load-bearing engine
Roda dianteira / suspensão: forquilha Telescópica, Ø 43 mm
Roda traseira / suspensão: Monobraço em alumínio c/ eccentric adjustment for rear axle, central spring strut, spring pre-load hydraulically adjustable (continuously variable) at handwheel, rebound damping adjustable
Curso da suspensão dianteira / traseira: 140 mm / 140 mm
Distância entre eixos: 1,466 mm
Braço oscilante: 95 mm
Ângulo da coluna de direcção: 64.2°
Rodas: Cast aluminium
Jante, dianteira: 3.50 x 17"
Jante, traseira: 5.50 x 17"
Pneus, dianteiro: 120/70 ZR 17
Pneus, traseiro: 180/55 ZR 17
Travão, dianteiro: Brembo Twin disc, floating brake discs, diameter 320 mm, four-piston fixed calipers
Travão, traseiro: Brembo Single disc, diameter 265 mm, single-piston floating caliper
ABS: BMW Motorrad ABS
Dimensões / pesos
Comprimento 2,082 / 2,195 mm
Largura (com espelhos) 860 mm
Altura (sem espelhos) 1,155 / 1,225 mm
Altura do assento, peso sem carga 820 mm (low seat: 790 mm)
Comprimento interior das pernas, peso sem carga 1,810 mm (low seat: 1,745 mm)
Peso sem carga, com meios de funcionamento, depósito cheio 1) 204 / 209 kg
Peso a seco 2) 182 / 187 kg
Peso total permitido 405 kg
Carga útil (com equipamento de série) 201 / 196 kg
Capacidade útil do depósito 16.0 l
Reserva approx. 4.0 l
1) De acordo com as normas 93/93/EWG com todos os meios de funcionamento e o depósito cheio com, pelo menos, 90% da sua capacidade útil.
2) Peso sem carga a seco
Dados retirados do site "http://www.bmw-motorrad.pt/pt/pt/index.html".
Passeio a Baião!!
É domingo, 20/04/2008 e tem estado um tempo miserável toda a semana... tem chovido como já não se via à muitos anos, no entanto, já estávamos preparados para o que aí vinha e a vontade de fazer uns Km's na nova mota falaram mais alto.
No sábado andei a ver fatos de chuva e acabei por comprar um no "Lidl" para a Paula e outro para mim na "Sport zone" de Braga .
Às 8:30 caíu uma carga de água jeitosa, mas entretanto parou e saímos às 8:50 directos à sede do Moto Clube do Porto...
Os nossos companheiros de viagem tinham enviado uma mensagem a informar que não iriam, como tal, não tínhamos conhecidos lá.... eramos poucos, uns 15 mais um cão que teimava em "emprenar" um colega Motard :D:D sempre deu para dar umas risadas.
Após o cafesinho lá fomos directos à A3, pois devido ao mau estado do tempo decidimos por concenso generalizado fazer o percurso por Auto-estrada.
Dito e feito, logo passados 2km's a chuva voltou a cair e não nos largou toda a viagem.... assim, se revelou uma boa decisão pois as estradas marginais do douro (a alternativa) não seriam faceis de fazer com tanta chuva....
A BM com apenas 30km's revelou-se muito confortável... sem queixas da pendura (que é extremamente exigente :D )o que também me surpreendeu.
Toda a viagem correu bem, mesmo com o piso molhado, fazendo uma média de 140 km's sem qualquer dificuldade, mesmo nas subidas mais íngremes!
Até aos 500km's não passarei das 5000rpm,o que limita a condução.... mas é uma questão de paciencia.
Chegados a Baião, todos se queixavam da persistente chuva... no entanto lá parou um pouco e pudemos relaxar à espera da entrada no museu.
Saídos do Museu rumámos à serra, por "estrada" de terra batida ou melhor... Lama ... foi uma luta, 12km's com zonas em que a roda dianteira tinha vida própria... no entanto a F800 portou-se acima das expectativas.... passou com distinção e na vinda para o Porto já nem me lembrava das escorregadelas que tivemos....
Ao fim do dia já estavam > 200km's no conta mostrador e a mota completamente personalizada devido à lama por todo o lado...
Assim se fez o primeiro passeio na F800ST, muita chuva, muita lama e muita diversão!
Descrição do Passeio e fotos na página do MCP: http://www.motoclubedoporto.pt/v2/default.htm com o título "O dia em que o Domingos Cruz falou"....
No sábado andei a ver fatos de chuva e acabei por comprar um no "Lidl" para a Paula e outro para mim na "Sport zone" de Braga .
Às 8:30 caíu uma carga de água jeitosa, mas entretanto parou e saímos às 8:50 directos à sede do Moto Clube do Porto...
Os nossos companheiros de viagem tinham enviado uma mensagem a informar que não iriam, como tal, não tínhamos conhecidos lá.... eramos poucos, uns 15 mais um cão que teimava em "emprenar" um colega Motard :D:D sempre deu para dar umas risadas.
Após o cafesinho lá fomos directos à A3, pois devido ao mau estado do tempo decidimos por concenso generalizado fazer o percurso por Auto-estrada.
Dito e feito, logo passados 2km's a chuva voltou a cair e não nos largou toda a viagem.... assim, se revelou uma boa decisão pois as estradas marginais do douro (a alternativa) não seriam faceis de fazer com tanta chuva....
A BM com apenas 30km's revelou-se muito confortável... sem queixas da pendura (que é extremamente exigente :D )o que também me surpreendeu.
Toda a viagem correu bem, mesmo com o piso molhado, fazendo uma média de 140 km's sem qualquer dificuldade, mesmo nas subidas mais íngremes!
Até aos 500km's não passarei das 5000rpm,o que limita a condução.... mas é uma questão de paciencia.
Chegados a Baião, todos se queixavam da persistente chuva... no entanto lá parou um pouco e pudemos relaxar à espera da entrada no museu.
Saídos do Museu rumámos à serra, por "estrada" de terra batida ou melhor... Lama ... foi uma luta, 12km's com zonas em que a roda dianteira tinha vida própria... no entanto a F800 portou-se acima das expectativas.... passou com distinção e na vinda para o Porto já nem me lembrava das escorregadelas que tivemos....
Ao fim do dia já estavam > 200km's no conta mostrador e a mota completamente personalizada devido à lama por todo o lado...
Assim se fez o primeiro passeio na F800ST, muita chuva, muita lama e muita diversão!
Descrição do Passeio e fotos na página do MCP: http://www.motoclubedoporto.pt/v2/default.htm com o título "O dia em que o Domingos Cruz falou"....
No dia seguinte a F800 foi ao seu primeiro banho oficial nas bombas frente ao Hospital de S. João.., com duas moedas de 0,5o€ a lama de baião foi embora, deixando estas belas imagens...
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