quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Comunicado do Motoclube Virtual - Manifestação em Lisboa

A Direcção do Motoclube Virtual vem por este meio solicitar a todos a divulgação deste texto pelos vossos contactos, fóruns, listas de distribuição e demais companheiros Motociclistas.
A data prevista é dia 5 de Janeiro de 2009 pelas 19:00 horas e o principal objectivo é o da circulação na faixa BUS.

Juntem-se a nós.
A causa é de todos.

A Direccao do Motoclube Virtual

Press Release.

Sendo um dos maiores Moto Clubes a nível Nacional, o Moto Clube Virtual tem inscritos na sua Lista de distribuição de correio electrónico, somente na zona de Lisboa, cerca 3000 motociclistas, mantendo e gerindo um fórum e um site com 7750 inscritos.

Nesta perspectiva, não nos é possível deixar de estarmos atentos às questões que afectam os nossos associados e simpatizantes, nomeadamente, as ligadas à segurança, à mobilidade e ao trânsito, particularmente dentro da cidade de Lisboa.

Foi por isso que, ao longo dos últimos cinco anos, várias foram as vezes em que nos dirigimos directamente à CML, na pessoa de vários dos seus antecessores, com algumas contribuições, no que diz respeito aos Motociclos, nomeadamente, a isenção de Taxação para a Circulação Automóvel na baixa de Lisboa, a legalização da circulação nas faixas BUS dentro da cidade e a criação de regulamentos favoráveis e funcionais quanto ao seu estacionamento, não só na via pública como nos parques geridos pela empresa municipal EMEL.

Tentámos, também, que fosse resolvido o verdadeiro atentato à segurança dos utentes de veículos de 2 rodas que são os separadores físicos da faixa BUS na Rua da Junqueira, as relativas aos 11 kms de carris desactivados que se mantêm colocados em Lisboa ou as da sinalização horizontal com falta de aplicação de tinta com propriedades anti-deslizantes ou com outra configuração de pintura, à semelhança de outras capitais europeias.

Porque todas as questões enunciadas atrás necessitam de ter respostas urgentes, o Motoclube Virtual, decidiu realizar, na segunda feira, dia 5 de Janeiro de 2009, a partir das 19 horas, um desfile de motas em Lisboa, pelas faixas BUS, com a finalidade de entregar junto do Sr. Presidente da Camara Municipal um dossier relativo a estas matérias, além de contribuir para sensibilizar a opinião pública para as questões da mobilidade em segurança e das vantagens dos veículos motorizados de duas rodas no âmbito da mesma.

Serão usados os seguintes itinerários:

1-Praça do Saldanha, Avenida Fontes Pereira de Melo, Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça do Municipio

2- Amoreiras, Av.Joaquim Aguiar, Marquês de Pombal, Av da Liberdade, Praça do Municipio.

CARTA ABERTA:

Exmº Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr António Costa Paços do Concelho Praça do Municipio,
1149-014 Lisboa

Assunto:Mobilidade e Segurança para veiculos motorizados de duas rodas em Lisboa.

Sendo um dos maiores Moto Clubes a nível Nacional, o Moto Clube Virtual tem inscritos na sua Lista de distribuição de correio electrónico, somente na zona de Lisboa, cerca 3000 motociclistas, mantendo e gerindo um fórum e um site com 7750 inscritos.

Nesta perspectiva, não nos é possível deixar de estarmos atentos às questões que afectam os nossos associados e simpatizantes, nomeadamente, as ligadas à segurança, à mobilidade e ao trânsito, particularmente dentro da cidade de Lisboa.

Foi por isso que, ao longo dos últimos cinco anos, várias foram as vezes em que nos dirigimos directamente à CML, na pessoa de vários dos seus antecessores, com algumas contribuições, que pensávamos de utilidade, por serem veiculadas através de experiencias recolhidas pelos principais interessados.

Assim foi, na Presidência do Sr. Dr. Pedro Santana Lopes, a propósito da notícia do Projecto de Taxação para a Circulação Automóvel na baixa de Lisboa, divulgada por vários Órgãos da Comunicação Social, que se pretendia colocar em vigor a partir do segundo semestre de 2004, com base experiências recolhidas através do projecto semelhante implementado em Londres, com a participação, nomeadamente, de ciclomotores e motociclos, contribuíndo, inteligentemente, para o aumento da adesão a este tipo de veículos ao torná-los isentos da referida Taxa, assim como legalizando a sua circulação nas faixas BUS dentro da cidade e criando regulamentos favoráveis e funcionais quanto ao seu estacionamento. Este seria um contributo fundamental para a diminuição de inúmeros factores negativos na circulação e congestionamento do trânsito automóvel.

Também na Presidência do Sr. Engº Carmona Rodrigues e no dia 22 de Setembro de 2004, por ocasião da apresentação do projecto de colocação dos separadores físicos conhecidos como pilaretes, na Rua da Junqueira, em Lisboa, uma delegação do Moto Clube Virtual teve a oportunidade de ouvir, no local, da pessoa do então Sr. Presidente da Câmara, a afirmação de que tais dispositivos estavam colocados a titulo experimental, que o alcance da oportunidade da sua colocação seria avaliado em Dezembro desse ano por várias entidades, entre as quais a extinta DGV. Ao mesmo tempo, também foi afirmado que tal projecto fazia parte de uma série de medidas englobadas num projecto de legislação, já então pronto, a apresentar ao Governo, visando permitir a circulação dos veículos de duas rodas nos chamados corredores BUS.

Tivemos também conhecimento de uma entrevista do Sr. Presidente da FNM, DR. Jorge Viegas , à Revista Motojornal, dizendo, numa avaliação da sua actividade, que tinha sido o responsável pelo facto de se terem retirado os equipamentos em causa da Rua da Junqueira e registámos igualmente, em plena campanha eleitoral autárquica, a promessa do Sr. Engº Carmona Rodrigues, referindo que, em caso de eleição, iria mandar retirar os referidos equipamentos.

Em 30 de Março de 2006, voltámos respeitosamente a dirigir-nos à CML, colocando-nos ao dispor da autarquia a que Vª Exª superiormente preside, no sentido de podermos colaborar na retirada dos equipamentos, uma vez que se continuavam a verificar transtornos para a circulação em segurança dos veículos de duas rodas e que certamente só por outras prioridades dos vossos serviços os mesmos ainda estão colocados.

Apesar deste histórico, e quase cinco anos depois, nunca merecemos nem sequer uma resposta e registámos já, durante a Presidencia de Vª Exª, alguns problemas com os veículos de duas rodas, nomeadamente quanto às questões de estacionamento não só na via pública como nos parques geridos pela empresa municipal EMEL.

Acresce ainda que se mantêm sem solução algumas outras questões, nomeadamente as relativas aos 11 kms de carris desactivados que se mantêm colocados em Lisboa ou as da sinalização horizontal com falta de aplicação de tinta com propriedades anti-deslizantes ou com outra configuração de pintura, à semelhança de outras capitais europeias.

Dessas capitais europeias, Londres tem sido pioneira através das acções do TFL - Transport For London (http://www.tfl.gov.uk/) e vai implementar a partir de 5 de Janeiro de 2009 um período de experiencia de 18 meses durante o qual os motociclos e ciclomotores vão ser autorizados a circular na maioria das faixas BUS da cidade.

Mais pormenores relativos a esta questão podem também ser vistos em http://www.acem.eu/NWSL/newsl16/tfl.htm .

A intenção é, segundo a Transport for London, contribuir para aumentar a segurança dos motociclistas e diminuir o congestionamento de tráfego na cidade.

O alcance desta medida ultrapassa em muito a cidade de Londres, já que a maioria das capitais europeias e também Nova Iorque, Chicago, Milão ou Auckland têm monitorizado as medidas tomadas e já adoptaram algumas delas.

Porque todas as questões enunciadas atrás necessitam de ter respostas urgentes, o Motoclube Virtual, depois de consultados os seus simpatizantes e associados decidiu:

-Realizar na segunda feira, dia 5 de Janeiro, a partir das 19 horas, com concentração a partir das 18:30 horas, um desfile de motas em Lisboa, pelas faixas BUS dos seguintes itinerários:

1-Praça do Saldanha, Avenida Fontes Pereira de Melo, Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça do Municipio.

2- Amoreiras, Av.Joaquim Aguiar, Marquês de Pombal, Av da Liberdade, Praça do Municipio.

Com a finalidade de entregar junto do Sr. Presidente da Camara Municipal uma cópia desta carta e contribuir para sensibilizar a opinião pública para as questões da mobilidade em segurança e das vantagens dos veículos motorizados de duas rodas no âmbito da mesma.



Lisboa, 29 de Dezembro de 2008


A Direcção do Motoclube Virtual


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