Este é o crime que caso estivessemos num país civilizado como o Canada, ou Alemanha, seria aplicado em úliimo caso perante a situação com que me deparei ontem....
Apesar da insistente chuva, fiz a viagem Porto/Águeda/Coimbra/Porto - 275km de F800ST....
O fato de chuva da SIDI comprado na Sport Zone por 20€ (nos 3 concessionários de motos que consultei por esse valor apenas me vendiam as calças!!!).
A viagem foi feita para sul pela A29 até estarreja, e depois pelo IC2 (antiga nacional 1).
Uma nota prévia.... a A29 à semana devido a ser uma Scut, está completamente entupida por pesados de mercadorias..... no entanto sempre se consegue fazer uma média de 110km/h.
Em frente... a F800ST portou-se lindamente e o trânsito do IC2 foi perfeitamente digerido sem problemas de maior, principalmente devido à sua grande maneabilidade e binário.
Nota também para a zona da Mealhada que a não ser para quem se quer deliciar com um belo leitão à bairrada, não façam este troço do IC2 à semana, pois hove um iluminado qualquer que resolveu plantar um milhar de rotundas em pleno intenerário complementar com apenas uma faixa de rodagem em cada sentido!!!! É um verdadeiro exercício de meditação rolar atrás de um TIR, pois nem de mota coneguimos ultrapassar dado que a linha do meio é traço contíno duplo, ou imagine-se um lancil!!!! Mais parece uma estradinha municipal que serve apenas a pequena localidade... mas na realidade passa ali todo o trânsito Porto Lisboa que não usa a AE.
Houve dois casos na viagem dignos de registo:
1ª - a primeira escorregadela da F800ST, na vinda no fim da nova ponte S.ta Isabel na curva existe uma junta de dilatação em metal, com uma largura considerável... como está exactamente na curva e estava a chover a F800 escorregou com ambas as rodas, mas devido à baixa velocidade não teve consequências maiores.
2.ª - às 20h no IC2 após passar Águeda há uma ponte que antecede a recta de Albergaria.... ora ao passar lá durante o dia, estavam em obras, mas tudo minimamente sinalizado e com o trânsito a passar de forma intermitente.... às 20H apenas havia apenas um sinal de obras, sem mais nenhum tipo de advertência e quando chego à ponte.... todo o piso (as duas faixas) estava "fresado"..... em toda a extensão da ponte (quase 800m).....este é um local onde podemos por lei seguir a 90km/h....
Todos os colegas que já tenham rodado sobre o piso fresado (tirando o pessoal das trails que não deve ter dificuldades de maior... imagino eu) é como se esteja numa pista de gelo......
A sorte foi que como ia avisado da parte do dia abrandei e entrei na ponte a 40km/h..... o que me pôs a mota a rabear por todo o lado durante os primeiros metros até conseguir finalmente baixar para os 10km/h......
Esta situação deveria ser um escâncalo, no entanto, nesta mesma estrada já é a 3ª vez que tal acontece....
Caso estivesse bom tempo, o mais normal é que hovesse várias motas a passar ali durante a noite, e no caso de haver mortes (o que é bem possível pois os pilaretes dos rails não têm protecção) oficialmente seria mais uma morte por "Excesso de velociadade" e o director da obra e respectivo empreiteiro, nem sequer seriam chamados à responsabilidade... que na realidade se encaixa na moldura de penal de um crime de "homicídio por negligência".... mas isso é para países do 1º mundo.... no 3º ainda é só uma utopia...........
Mas isto sou só eu a divagar..... imaginem se começasse a fazer o mesmo relativo aos cruzamentos mal sinalizados e mal localizados... ou as curvas de AE com raio inferior ao admissível por lei.... ou às curvas com inclinação para o exterior contrária à lei e ainda por cima com piso degradado..... ou ainda as passadeiras logo imediatametne após as lombas e as curvas...... sou formado em Engª Civil, e acho uma comédia quando dizem que Portugal tem dos melhores construtores do mundo... eh eh.... será que todos rolam nas mesmas estradas que eu???
Todos nós sabemos a causa nº 1 dos acidentes oficialmente é o excesso de velocidade.... ou será que é a causa que menos trabalho dá a justificar??? hummmm.... e além disso tabém não tem que se responsabilizar ninguém!! huummm não sei.... estou confuso :D
quinta-feira, 15 de maio de 2008
terça-feira, 13 de maio de 2008
Controlo de Rodagem - 1ª revisão. Balanço de custos
Passados 20 dias, e aos 1073km's a F800ST teve a sua 1ª ida à oficina para realizar o controlo de rodagem (na passada 5ª feira - 8/05/2008).
Nesta operação, foram verificados 21 pontos de controlo, tão diversos como:
-verificar/ajustar a folga de emgraiagem, ou o binário nominal do aparafusamento do quadro principal traseiro.
Além destas 21 verificações, a F800ST viu trocado o óleo e o respectivo filtro.
A lavagem foi oferta do concessionário, no entanto já podemos fazer a seguinte contagem de custos (1073km):
Custo 1ª revisão:...................74,79€
Combustível (gasolina 95) : 53L
Dado que hoje em dia o preço da gasolina muda a cada semana, limito-me a apresentar o consumo em litros.... de modo a ir fazendo a comparação com elementos estáveis.
No entanto, este consumo foi feito na Esso das Antas (mais barato 0,05€/L) a um custo médio de 1,355€/L => 71,815€ em combustível para os 1073km
Assim e c/ a revisão:
Gasto total: 146,605€
Gasto por Km => 0,136€/km
Este valor irá agora diminuir, gradualmente devido à dilatação do intervalo de revisão, que só voltará a acontecer aos 11.000km's, e até lá espero não ter novidades neste campo.
Como termos de comparação, a GSXR, só em combustível e para os mesmos 1073km's teria desembolsado um mínimo de 130€, o que se traduz assim numa poupança imediata de 44,75% no que respeita ao combustível.
domingo, 11 de maio de 2008
Domingo manhã... Hot spot: Vila do Conde
Junto à praia podem encontrar-se este tipo de máquinas... o Lancia é o Integralle e estava impecável...
Ao nível gastronómico, logo ao fim de uns 300m podemos encontrar do lado direito, uma variedade de Marisqueiras, que têm todas em comum o excelente serviço prestado, sendo este um local de eleição a visitar para os amantes deste tipo de prato.
Ao chegar ao Mindelo, acaba-se a linha de praias e temos que rumar a Este, até nos cruzarmos com a Nacional.
No regresso ao porto, ingressei na A28, e antes de lá chegar destaco o Aqueduto em alvenaria de pedra que vale a pena ver com mais atenção....
Pois... ao domingo de manhã, em alternativa à cama ou ao ginásio, próximo do Porto um dos locais de encontro Motard é exactamente em Vila do conde junto à praia... e das várias hipóteses de roteiros, vou descrever dois dos mais comuns, com as suas vantagens de desvantagens...
Saindo do Porto, directos a Matosinhos saímos logo após o Porto de Leixões, onde somos presenteados com a vista da ponte móvel com maior vão suspenso da Europa, que levanta exactamente para possibilitar a passagem dos diversos navios de carga que neste porto entram... é também natural encontrar magníficos Paquetes.
Ao nível gastronómico, logo ao fim de uns 300m podemos encontrar do lado direito, uma variedade de Marisqueiras, que têm todas em comum o excelente serviço prestado, sendo este um local de eleição a visitar para os amantes deste tipo de prato.
Não obstante, também se servem carnes.... não vá alguém não apreciar o belo do marisco!!
Seguindo pela estrada para norte, temos sempre a vista do mar ao nosso lado esquerdo, com a fantástica visão que tal proporciona.
Ao contrário de algumas zonas costeiras, esta estrada não está apinhada de edifícios de 4 e mais pisos.... pode ter alguns pontualmente, no entanto, temos a maioria do percurso, vista directa para o mar, e também muitos terrenos agrícolas, o que demonstra que a especulação imobiliária ainda não fez muitos estragos nesta zona...
Alheio a este facto não é seguramente a imponente presença da Refinaria da Galp, que está exactamente a norte de Leça, na linha do mar....
Esta estrada tem um piso bom (betuminoso) até à praia de Angeiras, a partir de onde as motas com suspensão mais dura, ou pouco curso devem dirigir-se para o interior até à nacional que segue até ao destino (Vila do conde)...
Segui pela linha de costa, e mais uma vez a F800ST demonstrou a excelente versatilidade, pois o paralelo apesar de bastante irregular, não foi adversário à altura...
Foi também neste piso que percebi perfeitamente o ABS em constante trabalho filtrando o saltitar das rodas provocado pelo mau piso, não permitindo assim o bloqueio de nenhuma das rodas....
A paisagem nesta fase do percurso é fantástica, é o verdadeiro Portugal rural onde se vêm os campos lavrados, os cafés de aldeia, as habitações em alvenaria de pedra, praias de pescadores, enfim... a aldeia mesmo ao lado da cidade... vale a pena visitar e conhecer todos os cantos a esta simpática estrada.
Ao chegar ao Mindelo, acaba-se a linha de praias e temos que rumar a Este, até nos cruzarmos com a Nacional.
Passamos pela Zona industrial de Vila do Conde que para quem não conhece vale a pena dar uma vista de olhos, pois é o que mais parecido temos de uma "China Town"....
Ao entrar em Vila Do Conde, esta entrada é magnífica, temos o rio e ao fundo do lado esquerdo já se avista o ponto de encontro... o percurso é simples.... logo após atravessar a ponte, seguir directo a Oeste.... até encontrar a marginal da praia....
Em frente ao forte, tem um parque que normalmente às 11h está completo com as magníficas montados de quem lá vai para um cafesinho, trocar ideiais e ver as novidades!
No regresso ao porto, ingressei na A28, e antes de lá chegar destaco o Aqueduto em alvenaria de pedra que vale a pena ver com mais atenção....
Percurso b) - A28
Paisagem que se desfruta pelo precurso B)A A28 ainda é uma SCUT e como é previsível, aos domingos de manhã, está recheada de "domingueiros", com as suas conhecidas características, nomeadamente:
- Condução na faixa esquerda a 90km/h
- Ultrapassagem a 83km/h do veículo que vai a 80....
- Total desconhecimento do que é aquela luzinha itermitente esquisita que há quem use para avisar que vai iniciar uma ultrapasagem
- Total descohecimento que antes de se iniciar uma ultrapassagem se tem que olhar pelo retrovisor.... pois este não serve para retocar a maquilhagem/bigode....
Ora.... juntando a esta fauna automobilística.... temos depois o local de poiso dos mirones próximo da estação de serviço, num viaduto sobre a AE, onde se "colocam" com óculos "3D", coca-cola e pacotes XXl de Pipocas que
apenas aumentam a vontade de tudo o que é mota que passe os 200, se sinta obrigado a acelerar para não fazer "má figura"..... independentemente de ser um condutor saiba o que está a fazer ou não (apesar dos que sabem... normalmente ignoram estes espetáculos...) quem cá anda a algum tempo, já viu este filme!!
Estas são as razões pelas quais, já não fazia este percurso a algum tempo, e também haja muitos colegas a seguir pela nacional.... onde se segue bem mais descansado....
Entretanto e para ficar para memória futura, aqui está a F800ST a 120km/h em 6ª e com um consumo intantâneo de 3,6L.... poupadinha a menina :D:D
Um dos próximos domingos irei até ao outro hotspot próximo... no Furadouro..... entretanto, agradeço sugestões de outros locais de quem conheça!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
AbcBlogs
Site certificado |
voos baratos voli low cost |
adoosit4nn