Tal como esperado, a K1200S estava disponível no Teste Drive e pude finalmente experimentar os 167cv....
Posição de condução:
A K1200S é a "R" por excelência da BM.... no entanto e por este mesmo facto, a filosofia BM está presente, e a posição de condução não é, apesar de desportiva, radical como as tradicionais "R's"... a título de exemplo, a GSXR tem uma posição muito mais apoiada nos braços.....
O banco também é moderadamente confortável, isto para os padrões de uma "R"...
Uma das curiosidades interessante, é um botão no punho esquerdo que nos permite seleccionar o tipo de suspensão :
Normal; Confort; Sport
Em andamento:
Ao ligar a K1200S, logo se ouve o 4 cilindros em toda a sua potência... transpirando logo ao condutor que está perante uma mota de velocidade... com muito motor para gozar...
Seleccionei a opção "Sport" da suspensão e arranquei.... a primeira impressão que tive foi a extrema suavidade do motor... ao contrário da GSXR, a subida de rotação é suave e linear!
A potência nunca falta.... ao colocar todas as mudanças, e como nas "R"... na 6ª já rolamos acima dos 200km/h...
O itinerário escolhido foi sempre em perfil de auto-estrada, o que permitiu levar o motor acima dos 270km/h, isto com uma facilidade surpreendente... apesar de, confesso que a ausência de vibrações e pouco barulho do escape, não temos a sensação de velocidade que sentia na GSXR.... esta é também uma característica que eu já estava à espera... toda a potência e velocidade de uma "R", mas com a tranquilidade e conforto caraterísticos de uma BM.
A direção é fantástica, a facilidade com que nos inserimos nas curvas faz-nos esquecer os 226kg da mota... os travões são poderosos o suficiente para estancar os 167 cv e sem preocupações de maior.
Aliás... segurança e conforto são as palavras que me melhor descrevem o que se sente ao rolar na K1200S... isto sempre comparando a motas do segmento super desportivo.
É uma mota que tem um motor fantástico, podemos rodar o punho em 6ª a qualquer velocidade que a resposta é sempre pronta e imediata.... faz-nos até pensar que não era preciso colocar mais mudanças, tal a capacidade de resposta...
No entanto, é uma mota que apesar de todo o conforto, não é aconselhada para o dia-a-dia e para andar pela cidade.... mas sim para quem tem outras na garagem para esse efeito e reserva a K1200S para uns passeios maiores por auto-estrada.... ou então para uns Track-days no circuito de Braga ou similar....
É também uma excelente alternativa para quem tem uma 1000RR (muito em voga) e necessita de levar pendura com frequência...a potência está lá toda e quem vai atrás pode também usufruir da viagem, em vez de ir apenas a sofrer....
é óbvio que aos 18/20 aninhos atura-se tudo.... mas ao chegar aos 30 já não é bem assim...e as prioridades alteram-se... ;)
Esta é uma mota que faz Porto - Lisboa à velocidade que o condutor quiser... e no fim do dia não tem que ir para uma sessão de massagens!!
Outra moto presente no test-drive era a K1200R (2ª foto) que é o mesmo motor montado numa naked.... não tive oportunidade de experimentar, mas ao nível estético é uma mota imponente com uma parte frontal muito bem conseguida... a condução fica para uma próxima!