sábado, 10 de maio de 2008

Test BMW K1200S....




Tal como esperado, a K1200S estava disponível no Teste Drive e pude finalmente experimentar os 167cv....




Posição de condução:


A K1200S é a "R" por excelência da BM.... no entanto e por este mesmo facto, a filosofia BM está presente, e a posição de condução não é, apesar de desportiva, radical como as tradicionais "R's"... a título de exemplo, a GSXR tem uma posição muito mais apoiada nos braços.....

O banco também é moderadamente confortável, isto para os padrões de uma "R"...

Uma das curiosidades interessante, é um botão no punho esquerdo que nos permite seleccionar o tipo de suspensão :
Normal; Confort; Sport




Em andamento:


Ao ligar a K1200S, logo se ouve o 4 cilindros em toda a sua potência... transpirando logo ao condutor que está perante uma mota de velocidade... com muito motor para gozar...

Seleccionei a opção "Sport" da suspensão e arranquei.... a primeira impressão que tive foi a extrema suavidade do motor... ao contrário da GSXR, a subida de rotação é suave e linear!

A potência nunca falta.... ao colocar todas as mudanças, e como nas "R"... na 6ª já rolamos acima dos 200km/h...

O itinerário escolhido foi sempre em perfil de auto-estrada, o que permitiu levar o motor acima dos 270km/h, isto com uma facilidade surpreendente... apesar de, confesso que a ausência de vibrações e pouco barulho do escape, não temos a sensação de velocidade que sentia na GSXR.... esta é também uma característica que eu já estava à espera... toda a potência e velocidade de uma "R", mas com a tranquilidade e conforto caraterísticos de uma BM.


A direção é fantástica, a facilidade com que nos inserimos nas curvas faz-nos esquecer os 226kg da mota... os travões são poderosos o suficiente para estancar os 167 cv e sem preocupações de maior.

Aliás... segurança e conforto são as palavras que me melhor descrevem o que se sente ao rolar na K1200S... isto sempre comparando a motas do segmento super desportivo.

É uma mota que tem um motor fantástico, podemos rodar o punho em 6ª a qualquer velocidade que a resposta é sempre pronta e imediata.... faz-nos até pensar que não era preciso colocar mais mudanças, tal a capacidade de resposta...




No entanto, é uma mota que apesar de todo o conforto, não é aconselhada para o dia-a-dia e para andar pela cidade.... mas sim para quem tem outras na garagem para esse efeito e reserva a K1200S para uns passeios maiores por auto-estrada.... ou então para uns Track-days no circuito de Braga ou similar....


É também uma excelente alternativa para quem tem uma 1000RR (muito em voga) e necessita de levar pendura com frequência...a potência está lá toda e quem vai atrás pode também usufruir da viagem, em vez de ir apenas a sofrer....
é óbvio que aos 18/20 aninhos atura-se tudo.... mas ao chegar aos 30 já não é bem assim...e as prioridades alteram-se... ;)
Esta é uma mota que faz Porto - Lisboa à velocidade que o condutor quiser... e no fim do dia não tem que ir para uma sessão de massagens!!

Outra moto presente no test-drive era a K1200R (2ª foto) que é o mesmo motor montado numa naked.... não tive oportunidade de experimentar, mas ao nível estético é uma mota imponente com uma parte frontal muito bem conseguida... a condução fica para uma próxima!




quarta-feira, 7 de maio de 2008

Auto estrada - Comportamento


Devido a andar a dar formação à algum tempo em Marco de Canaveses, esta 2ª feira tive que me dirigir mais uma vez pela A4... a última acção de formação que tinha dado fiz a viagemd de GSXR.... e daí que aguardava com expectativa a comparação.


Na foto: O Zé de Viseu a delirar com a GSXR que entrantanto deu lugar à F800ST
O piso da A4 entre o Porto e saída para o Marco, é como quem conhece, um piso mau.... principalmente porque uma grande parte do percurso é feito em Betão e não no comum Betuninoso (incorrectamente designado por asfalto ou alcatrão).
O piso em betão é muito mais duro que o piso de betuminoso, no entanto usa-se devido à sua longa duração e baixa manutenção! Ora o problema é que todas as pequenas irregularidades são transmitidas para o veículo, e na GSXR era uma chatice pois devido à elevada rigidez das suspensões, este percurso perdia a piada pois ia sempre aos "punihos"....

A F800ST tinha pois que demonstrar que filtrava melhor as irregularidades, sem perder eficácia nas curvas que existem em todo o percurso.
Em termos de filtragem das irregularidades, foi evidente a melhoria, apesar de ainda se sentir alguma vibração, não chega a ser incomodativo.... na questão do curvar com o piso irregular, a verdade é que podemos entrar nas curvas à vontade, pois já não há o saltitar que acontecia na GSXR, assim os 30km's da A4 foram feitos com grande conforto e as curvas fizeram-se sem qualquer problema.
Experimentei hoje passar das 7000rpm (a F800ST já passou dos 1030km's) e surpresa das surpresas..... em 5ª às 8000rpm a F800ST põe-se nos 200km/h sem dificuldades de maior.... é óbvio que não sobe com a facilidade de uma "R".... não vale a pena ter ilusões... mas a verdade é que sobe muito facilmente... de notar que às 8000rpm ainda não está no Red line.... e colocando a 6ª o ponteiro da velocidade cola-se no limite, ou seja 240km/h....
Ora tenho que lembrar que após os 160km/h temos que nos inclinar ligeiramente... mas nada que se pareça com as "R" apenas o suficiente para que a viseira frontal da F800ST consiga proteger-nos eficientemente... no entanto, os utilizadores alvo deste modelo (onde me insiro como uma luva) não pretendem a mota para estas velocidades... mas sim para rolar nos 140/150 (em AE).... velocidades que a viseira de origem está perfeitamente ajustada, no entanto, imagino que se já não houver uma maior, há-de aparecer no mercado certamente.

Pelo menos os Eng,ºs da BMW depois de lerem este tópico (sim.... eles são leitores assíduos :D:D) de certeza que tratarão disso!!!




Voltando ao comportamento.... os últimos km's da A4 antes da saída P/ o Marco, têm um piso em betuminoso excelente e principalmente, duas curvas magníficas... que a F800ST faz sem qualquer dificuldade, aliás, já referi que o curvar na F800ST, faz lembrar uma supermotard, pois apenas temos de deitar a mota, mantendo o nosso corpo no mesmo alinhamento da mota... e os limites nunca mais aparecem.... não temos que andar a mexer de um lado para o outro, pôr joelhos de fora... nada disso... é só escolher a trajectória, deitar a mota e acelerar quando fôr possível.... fantástico... só mesmo experimentando é que se percebe a sensação.

Por falar em experimentar.... a BMW MOTORRAD está a realizar Test drives por todo o país.... http://www.bmw-motorrad.pt/pt/pt/index.html no site estão as datas e locais... mas adianto-as aqui:

AS Motorrad (Porto) - 26/04 e 31/05
Antero (Carvalhos ) - 10/05
Baviera (Aveiro) - 07/06
Jomotos - 05/04
Bomcar - 29/03 e 21/06
Baviera Expo - 28/06
S-Drive Motos - 17/05 e 14/06
Motomil - 12/04 e 12/07
Baviera Algarve - 05/07

Aproveitem a oportunidade para confirmar o que aqui tenho descrito!

terça-feira, 6 de maio de 2008

Gerês Pormenores II

Os participantes iniciaram os preparativos para o almoço nas traseiras da unidade hotereira, num jardim recheado de peças ligadas à agricultura de pré-mecanizada e a itens ligados à vida rural....








Entretanto lá nos sentámos, como entradas foram colocados pires de presunto delicioso, chouriço e pão da região....

A sopa estava como se fazia antigamente.... e finalmente veio a posta Barrosã em toda a sua glória.... carne tenra e plena de sabor.... acompanhada de batata assada. As travessas ficaram limpinhas....











Após o momento das histórias, arrancamos de novo desta vez para visitar um antigo convento situado num local de dificil acesso... as motas ficaram estacionadas a 350m do local que só se pode chegar a pé ou então de trail....

a caminhada para baixo foi fácil, no entanto deixava antever dificuldades na subida.


Chegados ao convento, a paisagem e o próprio monumento compesaram o desvio.... infelizmente este é mais um exemplo da história do país que se encontra ao abandono.... é uma relíquia que poderia ser um foco de turismo, mas devido à falta de infraestruras, mesmo até da simples localização, informação etc... passa despercebida aos visitantes da região....




Após esta paragem, já só nos reunimos mais uma vez para atestar (quem precisava) nesta obra de engenharia que recorre aos mais avançados materiais para manter a estrutura minimamente estável.... de inicio pensei que fosse Fibra de carbono, mas vendo mais de perto, reparei que afinal trata-se de um avançadíssimo filme plástico que realmente permite a estabilidade que se apresnta.



O resto do grupo decidiu ir directos a Braga, mas como o Paulo da K100 sabia que essa estrada está normalmente congestionada ao Domingo, seguimos os dois directos a Boticas.....E bendita a hora.....
Foi a parte do percurso mais fantástica....
Como já referi brevemente na mensagem inicial, a estada é sempre em "S" com um piso fantástico, inclinações como deve ser e pouco trânsito....
A F800ST desmonstrou que foi desenhada a pensar nestes percursos e deliciámo-nos naquelas curvas.....
o baixo centro de gravidade da mota permite que nos deitemos até ao limite sem que hajam reações inesperadas.... mesmo algumas curvas que fechavam mais a partir do meio, a F800ST sempre permitiu a perfeita correção da trajectória....
Foi simplesmente divinal.

Na parte final entrámos na Auto estrada e verifiquei que para rodar acima dos 160km's tenho que me baixar ligeiramente pois o vidro dianteiro não consegue dar protecção para que siga na posição de condução normal.... isso associado ao facto de o consumo passar dos 5 para os 7L ( de 140 para 160km/h) resolvemos fazer o resto da AE a esta média.....

Entretanto a F800st estava com 920km e está na hora de marcar a 1ª revisão.....

Gerês - Pormenores....



A primeira paragem logo depois dos 70km de Auto-estrada para o cafezinho a meio da manhã...







Duas constantes ao longo do dia.... a paisagem fantástica, e as nunvens no Céu.... no entanto acabou por não chover em todo o trajecto.




Paragem para foto da praxe na barragem.









Chegados à aldeia do onde almoçaríamos, contactei com muita pena, algumas aberrações arquitectónicas a que já estamos habituados, infelizmente.... A Pedra que é um material por excelência para a execução de paredes em alvenaria resistente (método apropriado para construír moradias até 2 a 3 pisos), e que abunda por estas bandas é deixada ao abandono e subtituída por construções de Prórticos em betão armado (não vá a casa caír!!!) e fechadas com paredes de alvenaria em tijolo cerâmico furado.... é assim o país que temos.






Entretanto o N/ "guia" improvisado, após orgulhosamente nos mostrar o "Boi" da aldeia, resolveu posar para a foto, tal qual modelo exposição de motos...

Seguidamente seguiu-se o almoço, uma bela posta barrosã acompanhada por um excelente tinto regional.

A Unidade onde decorreu o almoço é uma unidade de agro turismo, que oferece excelente condições para se passar uns dias no campo.... sem stress

segunda-feira, 5 de maio de 2008

300 km's no gerês!!!! Fantástico


(Domingo 4/05/2008)
O Motoclube do Porto, organizou um fantástico passeio até Montalegre... a F800ST já estava com 560km's e os 360km's deste passeio, pareceram-me a melhor forma de acabar a rodagem.

Para mais detalhes do passeio, é só ir a http://www.motoclubedoporto.pt/v2/default.htm e ver a notícia "22 reviveram o Gerês montalegrense com o Padre Fontes"

Após ajustar a suspensão traseira para dois ocupantes (operação extremamente simples) lá fomos directos à sede do MCP e daí para a Autoestrada.

Ao fim de 70km, entrámos finalmente na estrada de montanha...
ZERO rectas!! o único momento em que a F800ST se encontrava nos 90º era no ponto de transação de uma curva para a outra!!

E este é sem dúvida o terreno da F800ST!
Uma maneabilidade brutal, poder de inclinação infinita, sem escorregadelas, com uma impecável absorção das irregularidades do piso... sim porque se houve trajectos de betuminoso impecável, também houve com piso ligeiramente irregular.

Mesmo com pendura a F800ST sempre permitiu entrar nas curvas de forma natural, dando mesmo para corrigir sem problemas e maior algumas trajectórias a meio da curva por desconhecimento das estradas em questão.



Antes do Almoço, assistimos ao "passeio dominical" de um Boi gigantesco, como se verifica na foto, e que demonstra bem o ambiente das terras por onde andámos.


O "Extase" deu-se já na viagem de regresso em que, já só duas motas, fomos até Boticas e entrámos na antiga ligação a Paços de Ferreira e que é um betuminoso esplêndido, com milhares de curvas com inclinação bem executada (o que é estranho pois em Portugal as curvas têm todas inclinação ao contrário - para fora !!) Permitindo um autêntico festival de condução em serra... fantástico.

Já na Autoestrada (de novo) o Paulo da BM K100 que nos acompanhava, resolveu acelerar acima dos 140km/h... e foi aqui que agradeci o investimento feito no Computador de Bordo... os consumos intantâneos que até aí mantinham abaixo dos 5L... saltaram para os 7L ou seja, acima nos 160km/h o consumo passa de 4 - 5 para 7l e logo a autonomia passou de 150km para uns parcos 70km.... o que automaticamente me fez voltar para a faixa dos 140... não havia pressas e não se justificava o aumento tão drástico.
Nesse momento o "avarento" que há em mim, agradeceu finalmente o investimento feito no Computador de bordo pois claramente dá-nos uma muito maior capacidade de gestão de velocidades... gozar sim... mas sem ficar nas lonas :D:D


No fim do dia, A F800ST já conta com 920 km's e irá para a 1ª revisão.... após a qual só se realizará a cada 10.000km's




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