segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Preparação para a 1ª revisão

A F800ST já apresenta a informação no Computador de bordo para não esquecer que daqui a aproximadamente 300km's está na hora da 1ª revisão (aos 11.000km's).

Como balanço anual, devo dizer que a Beemer se portou à altura durante estes primeiros 11 meses.
Com uma média de 1000km's/mês teve sempre um consumo muito moderado, dentro dos 5,1L/100 isto sem haver grandes preocupações da minha parte em termos de condução económica... conduzi sempre de forma natural.

Nos meses de Dezembro e Janeiro apanhei dias infernais de chuva intensa, a ir para Aveiro, Matosinhos, Gaia, e sem dúvida que o pára brisas mais alto teria feito a diferença... no entanto apesar de já estar encomendado desde a primeira semana de Dezembro, ainda continuo à espera... Apesar de estarmos em crise há empresas a não querer ganhar dinheiro.

A caixa de velocidades é realmente o elemento menos me agrada... alguns "pontos mortos" que não deveriam existir e uma rudeza inexplicável tornam esta caixa como o elemento a "melhorar" urgentemente pela equipa de Engenheiros Bávaros, pois a mesma não acompanha o padrão de qualidade dos restantes elementos.

A má protecção aerodinâmica ao nível dos ombros e cabeça também é um elemento que nos impede de gozar a F800ST acima dos 150km/h... tornando as tiradas em Auto-Estrada algo monótonas e desagradáveis.

Quanto ao restante, está 5 estrelas.... excelente ciclística, curva de uma forma fantástica (e incito todos quanto duvidam desta capacidade para realizarem um test drive... vão ficar espantados com a agilidade da F800st)....
O abençoado ABS, nestes dois meses de dilúvio foi testado no péssimo piso das ruas do Porto e deu mostras de ser um excelente opcional e que sem dúvida passou a ser para mim essencial numa mota.
Os pneus apresentam um bom compromisso entre aderência e durabilidade, já que o dianteiro ainda está novo e o traseiro ainda fará mais uns 5.000km's.
O sistema de transmissão por correia é sem dúvida uma mais valia, já nem me lembro da corrente da GSXR que tinha que andar constantemente a ser vigiada, lubrificada, esticada.... agora é um descanso... é por isto que não compreendi a opção por sistema de corrente para a recente F800R.... opções!!
O conforto em viagem é uma constante, não chegando ao nível das verdadeiras comedoras de km's, permite fazer tiradas diárias de 800km's a 1.000km's diários sem atirar o condutor e pendura para uma sessão de massagens...

Quanto ao motor... tem potência quanto baste para todo o tipo de utilização. Entrega linear, subida de rotação energética e com uma velocidade de ponta razoável... longe das RRR's, mas são mundos completamente distintos.
A suavidade do motor é tal que também transforma a F800ST numa excelente moto para aprendizagem (existe também a possibilidade de limitar a potência durante os primeiros tempos)... pois à agilidade do fantástico quadro, juntamente com um motor redondo de potência sempre disponível e um binário que em qualquer rotação permite o desenvolvimento do regime de uma forma estável e linear.

Num país recheado por grandes cilindradas (enche o Ego... penso eu), considero a F800ST e a prima F800GS são modelos bem mais adaptados ao uso diário que os possíveis utilizadores lhe queiram dar.
Acredito sinceramente que se metade das 1200 que estão a maioria do tempo nas garagens se fossem a F800 (St ou GS) os seus proprietários deixariam os carros na garagem... mas... isto é apenas uma opinião pessoal.... nada mais....

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