sexta-feira, 6 de junho de 2008

Custo dos combustíveis e demais "politiquices"




19:10 - Ligação da A3 à VCI
O bloqueio dos pesos pesados da estrada, conseguiu o "feito" de parar todo o trânsito que vem da A3 e A4, que já por si à sexta feira a esta hora é terrível, devido aos "Iluminados" que acharam por bem afunilar todo este trânsito apenas para uma faixa... passa de 4 para 1....
Mas hoje, a habitual seca que os enlatados costuma apanhar em direção ao Freixo, não é nada comparada com o bloqueio realizado... e como se não bastasse, é acompanhado por um Buzinão, qual Ponte 25 de Abril....
Começam aliás a haver muitas parecenças das manifestações de agora, comparativamente às da altura em questão...
Mas há uma diferença muito importante: ao passo que na altura estávamos no segundo mandato de um Governo com alguns tiques de "Eu quero, posso e mando" aqui estamos ainda no 1º mandato de um Governo que tem demonstrado igualmente este tipo de tiques.... umas vezes com razão, outras nem por isso!
Concordo com a necessidade de reformas profundas... mas ainda estou à espera de regras comuns para funcionalismo Público e as empresas...Não vi ainda nenhum Governo com verdadeira coragem para o fazer.... apenas ameaças e intenções no entanto o voto do Funcionalismo Público continua a ser superior a todo o bom senso...


Adiante... o que me surpreende nestes eventos, é que quem acaba por apanhar a porrada é o desgraçado que vai na sua vida, a preparar-se para o merecido fim de semana, e na realidade, lá em Baixo, Lisboa, apenas chega um sussurro de que algo se passou....
Mas por outro lado também vem mais uma vez demonstrar as mais que evidentes vantagens das 2 rodas.... se 80% dos condutores que se deslocam diariamente para fora do Porto o fizessem de mota, scooter ou bicicleta, a verdade é que primeiro haveria concerteza mais combustível disponível, e depois não teriam que ficar horas seguidas a secar nas filas apenas para fazer 20 ou 30 km's.....
Valia a pena pensar nisto, não?





Etretanto este alarido todo por causa do custo do combustível fez-me pensar no seguinte:

uma água com gás, custa 1€.... o que implica que pagamos 4€/L.. mas pior ainda, vejamos
um café custa em média 0,50€.... por 5cl... o que faz com que damos diariamente, aproximadamente 10€/L (Gasolina 1,5€/L)

E lembro-me perfeitamente que à data da introdução do Euro, o café passou de 50$ para 0,50€.... ou seja para 100$.
Pergunto-me como é que ninguém até hoje fez nenhum boicote.... ninguém refila....
Para os combustíveis, temos que deixar de refilar com o preço e optar por soluções mais económicas... mota em vez de carro, metro nas deslocações no interior da cidade... e porque infelizmente é o único transporte Público Nacional que é minimanente funcional para o utilizador....
Temos que atacar o consumo, algo que todos controlamos minimamente e deixar de tentar controlar o que não podemos... o preço....
A Prova que o preço dos combustíveis é relativa, é o helicoptero que sobrevoava a zona... como aliás tem sido apanágio das TV's, pois é extremamente importante acompanhar o percurso autocarro da selecção do ponto A para o ponto B.... claro que não é nenhum desperdício... nem mesmo nenhum tipo de anestesia para o Povo.... nada disso.... é Informação, Serviço Público!

Este caso ainda lembra-me mais uma vez o TGV...

A Secretária de Estado dos Transportes adiantou que uma viagem em TGV Lisboa Madrid custará próximo dos 100€ para uma duração de 2H45m....
Ora, fazendo um cálculo rápido, concluímos que a mesma viagem por automóvel, custará aproximadamente 70€.... para uma duração de aproximadamente 4 H..... a isto juntem por exemplo 3 passageiros no automóvel e fica a viagem em 23,33€ por passageiro, contra os 300€ que ficaria no TGV.... Será que os N/ políticos não vivem no mundo real que todos nós vivemos????
Mas pior.... Somos nós que iremos pagar a factura de tal "ostentação"....
Começa-me a fazer lembrar o novo templo de Fátima.... só o custo de manutenção diário daria para alimentar a grande maioria dos sem abrigo do país....mas.... parece que há designíos aos quais a minha capacidade de raciocínio não chega.....
Parece que só nos resta o Futebol mesmo.... o problema é se ficarmos pelo caminho.... lá se vai a anestesia!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Porto - Águeda - Viseu - Moimenta da Beira - 460Km's




















O saltinho do porto a Moimenta da Beira pode ser feito por dois percursos distintos:
a) A4 - Via Real - 160km's c/ portagens (Piso mau e estrada perigosa... essencialmente devido aos condutores)
b) A25 Aveiro - A24 - 210km's S/ portagens (Piso bom mas com muito tráfego )

Neste caso escolhi o segundo, já que as "SCUTS" são pagas por todos, quer as usemos ou não.... e os perto de 3€ de portagem da A4 são a desculpa para fazer + 50km's.

Do porto até Águeda, segui pela A29, tendo parado no bar "Raíz quadrada" em recardães para o café após almoço oferecido pelo Colega Leites....

Para quem não conhece, de Águeda há uma ligação à A25 muito interessante, cheia de curvas e com uma paisagem fantástica pela serra... vale bem a pena o desvio... entramos por Assequins e vamos dar às Talhadas..... entrando aí na A25.

O traçado da A25 está excelente... quem conhecia o IP5, sabe que era comum encontrarmos a meio das descidasautênticas paredes.... ou seja os camiões a 10Km/h.... dando lugar a verdadeiros sustos....

Agora felizmente está tudo diferente, e o percurso até Viseu é excelente... com boas curvas e sem precalços pelo caminho.

Antes de Viseu, tomei a A24 que nos leva até Vila Real.... já que as SCUTS são pagas por todos os contribuintes..... temos que lhe dar uso, pois, como já era de esperar o tráfego é reduzido.... e isto para uma quarta-feira!



















O traçado da A24 é muito bom,muitas curvas com pequenas rectas, sendo a vlocidade de 140km/h uma velociadade de cruzeiro boa e dando para gozar bem a boa ciclistica da F800ST....



Ao chegar à saída para Lamego, saí da A24 e segui directo a Moimenta da Beira... objectivo da viagem,... a estrada nacional EN 226 está um espetáculo.... piso excelente, novo e repleto de curvas contra curvas.... É um percurso delicioso e cheguei a Moimenta num instante....
Dado ter gostado tanto do percurso, resolvi alterar a rota... e no posto da GNR local perguntei se o traçado até Viseu estava da mesm forma... e o Guarda respondeu-me que estava muito bom e de mota seria muito bom de fazer.....Posto isto, lá me aventurei directo a Vila nova de Paiva, (EN226 e depois a EN323)....























Foram uns largos km's de prazer... a paisagem é fantástica, o piso excelente e as curvas nunca mais acabam!!!
Só mesmo quando cheguei a Viseu é que me apercebi que estava na hora de uma pausa, tendo parado num Café/snack bar mesmo antes da entrada para a IP5 novamente, para um sumo e actualizar as chamadas perdidas no telemóvel :D.
Uma curiosidade.... já desde miúdo que não via tanta GNR na estrada... encontrei 3 Jipes neste trajecto pela Nacional... estavam a mandar parar sobretudo os veículos comerciais... ao menos não estão escondidos atrás dos arbustos com as câmaras, como hoje em dia se vê tanto.... os meus parabéns ao responsável da GNR local.



O trajecto de volta para o Porto foi pela A25 saída em Albergaria-a-Velha para a Nacional 1 até estarreja e o restante pela A29....

Os 460km's feitos numa tarde.... confesso que nos últimos 50km's já não estava a achar o assento tão confortável como sempre, eh eh, mas no geral, a F800st comportou-se bem, gastou apenas um depósito e pouco, mas principalmente, devorou as curvas da estrada de Moimenta como uma verdeira Leoa!!! fantástico...


Brevemente lá voltarei com os amigos para um passeio!

terça-feira, 3 de junho de 2008

Porto / Odemira fim de semana c/ 1200Km's

A tarde de 6ª feira estava solarenga e convidativa para a viagem até à costa alentejana.



Partimos directos à A29, passando até Estarreja, aí tivemos uma ligeita incurssão na A1 até à saída de Aveiro Norte.




A17 - fizemos a nova autoestrada até Leiria... sabendo que desde Aveiro até Mira não se paga, compensa fazer este trajecto, dado que o trânsito não é exagerado.... o único ponto a ter em conta é que nos novos troços (após Mira) não há bombas de abastecimento, assim temos que nos precaver ou em alternativa temos que saír para abastecer numa das saídas intermédias.




Em Leiria foi a primeira pausa, para o lanche.


O parque em frente ao Estádio é um bom local para esta pausa, pois além de relva, bancos, sombra das ávores, tem também um canal em que a água nos ajuda a relaxar...




Do Parque temos duas visões distintas.... o imponente castelo.... ladeado pelo Estádio de Futebol.... triste visão, pois ainda tem metade das obras por realizar! Num país pobre como o nosso é interessante ver como este tipo de Gandes empreendimentos sem viabilidade económica são uma constante.... vêm aí mais dois!!


Todos os contribuintes que se vão mentalizando para as "essenciais" obras do TGV e do Aeroporto!!!

Nem o Pendular conseguimos aproveitar..... mas temos que ter o que os grandes têm.... venha daí o TGV, podemos não ser ricos, mas ao menos parecemos!!! E o Zé povinho que pague através da carga fiscal.... em frente....



O troço seguinte foi pela A1 até ao Carregado, onde só por curiosidade, existe uma loja Outlet de acessórios de mota no Campera... logo à saída da AE... vale a pena dar uma vista de olhos ao passar.



A dormida foi-nos facultada por amigos no carregado e aí ficámos até à manhã de Sábado.



Após o almoço, atravessámos o Tejo pela última travessia construída.... a ponte no Carregado, e daí seguimos sempre por Auto estrada atravessando todo o vale de Setúbal, ladeando Alcácer do Sal, e saímos finalmente directos a Sines.



Nota: A autoestrada em questão (Desde Santarém), é excelente para esticar os cavalos, pois tem faixas largas, grandes rectas com excelente visibilidade, pouco trânsito e é dificil aos senhores fardados esconderem-se atrás dos arbustos/viadutos etc, com o tripé e as máquinas fotográficas.... ou seja, é um bom trajecto para experimentar as máquinas.... no entanto, já sabem, emoções sérias só mesmo em circuito.....




A paisagem após Sines é fantástica, o IC4 é uma estrada tipica alentejana, com grandes rectas, e algumas curvas pelo meio.... no entanto temos que ir sempre alerta, pois é possível a entrada na estrada de animais e por vezes de tractores e bicicletas.... ou seja temos que ir sempre com muito cuidado.


Outra questão também comum, são as máquinas fotográficas nas rectas antecedentes às pequenas vilas atravessadas.... a velocidade é reduzida aí para 50km/h e facilmente damos por nós a contribuir para o estado com uma multazinha de 120€ e o fim de semana estragado!




Antes de Cercal do alentejo fizemos uma extensão de +- 20km em estrada de serra... curva contracurva, bem divertida.




O jantar foi numa herdade no meio do nada com uma bela paisagem ao redor.... mas o constante foi sempre a serenidade do ambiente. muito relaxante o Alentejo.




No regresso (01h da manhâ de dia 1), infelizmente tive que abastecer na BP, em Santiago do Cacém.... esta é uma das questões a lembrar... após as 23horas fecha tudo .... e se não nos precavemos, temos que andar à procura de uma bomba automática, como foi o caso.




O regresso para o porto foi no domingo sempre pela A1 até Coimbra Sul, após o que seguimos para a Nacional 1, com um desvio para Águeda para um cafesinho.




Ao saír de Águeda, rumámos a Oliveira de azemeis, onde pouco antes desviámos para Oeste rumo à A29 até ao Porto...


Os 1200km's estavam feitos com umas boas horas de diversão/condução, neste caso por razões de lotação do veículo, tivemos que ir numa BMW.... mas mini... mais propriamente a Cooper D.


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