Esta já não é a 1ª vez que escrevo sobre esta curva.
Posso dar como certa a seguinte estatística:
Nº despistes na curva assinalada ≥ n.º de dias de chuva anuais.
Margem de erro: 0%
Sempre que chove há pelo menos um desgraçado que não consegue fazer a curva sem o auxílio dos rails de protecção.
Não fosse este pormenor eu estaria aqui a falar sobre este facto…. Mas onde há fumo há fogo, e o fogo é composto pelos seguintes factos:
· Curva fechada sem visibilidade no fim de uma recta de 830m em perfil de auto-estrada
· Ausência de sinalização limitadora da velocidade e principalmente avisadora de proximidade de curva perigosa
· Existência de uma Lomba exactamente no início da curva, que provoca a elevação dos automóveis, especialmente os mais leves ou com suspensão em pior estado, ou ainda os veículos ligeiros comerciais de dois lugares
· Ausência de sinalização indicadora da Lomba do ponto anterior
· Má drenagem das águas pluviais existentes no piso rodoviário em questão
· Piso da curva com baixa aderência, factor ampliado nos dias de chuva devido à má drenagem
É exactamente por este conjunto de elementos que SUGIRO a todos os automobilistas que já estiveram envolvidos num dos frequentes despistes nesta curva, que se juntem e intentem uma acção em tribunal contra a entidade competente por esta situação vergonhosa.
Posso dar como certa a seguinte estatística:
Nº despistes na curva assinalada ≥ n.º de dias de chuva anuais.
Margem de erro: 0%
Sempre que chove há pelo menos um desgraçado que não consegue fazer a curva sem o auxílio dos rails de protecção.
Não fosse este pormenor eu estaria aqui a falar sobre este facto…. Mas onde há fumo há fogo, e o fogo é composto pelos seguintes factos:
· Curva fechada sem visibilidade no fim de uma recta de 830m em perfil de auto-estrada
· Ausência de sinalização limitadora da velocidade e principalmente avisadora de proximidade de curva perigosa
· Existência de uma Lomba exactamente no início da curva, que provoca a elevação dos automóveis, especialmente os mais leves ou com suspensão em pior estado, ou ainda os veículos ligeiros comerciais de dois lugares
· Ausência de sinalização indicadora da Lomba do ponto anterior
· Má drenagem das águas pluviais existentes no piso rodoviário em questão
· Piso da curva com baixa aderência, factor ampliado nos dias de chuva devido à má drenagem
É exactamente por este conjunto de elementos que SUGIRO a todos os automobilistas que já estiveram envolvidos num dos frequentes despistes nesta curva, que se juntem e intentem uma acção em tribunal contra a entidade competente por esta situação vergonhosa.
Devem também para isso juntar a estatística da PSP relativa ao nº deslocações anuais que fazem ao local referenciado.
Nota curiosa:
Os funcionários das empresas sub-contractadas de manutentação, vêm substituir imediatamente os rails danificados, tendo já por diversas vezes feito várias intervenções no mesmo dia…… Hummm…. Tanta eficiência faz-me pensar…..
Nota curiosa:
Os funcionários das empresas sub-contractadas de manutentação, vêm substituir imediatamente os rails danificados, tendo já por diversas vezes feito várias intervenções no mesmo dia…… Hummm…. Tanta eficiência faz-me pensar…..
Compete às empresas concessionárias, a manenutenção das condições de segurança das vias concessionadas..... por vezes, parece que a obtenção de lucros (mórbidos...) fala mais alto!
Actualizaçação (23/07/2009):
E como referi, logo às 8:00 da manhã, já estava a equipa de manutenção a substituir os rails, para enviar a conta à seguradora....
Entretanto, como balanço do dia, houve mais 2 despistes, totalizando um total de 3 acidentes nesta curva só no dia 22/07/2009.... o próximo dia de chuva, o cenário irá repetir-se...