Um salto rápido à janela para confirmar aquilo que se esperava… céu com algumas nuvens, mas já a apresentar grandes abertas… que afinal, era o essencial para dar luz verde ao passeio!
Após troca de SMS, entre Porto, Aveiro e Maia… lá decidimos avançar, com algumas desistências, pois algumas motas ainda não tomaram a vacina da gripe este ano e assim, na eventualidade de ocorrência de choviscos, apenas se mobilizaram para o caramulo 6 motas, duas do Porto, e as restantes de Aveiro.
A caravana estava assim definida, sendo no entanto que mais tarde se juntariam mais duas em Águeda para o leitão.
Às 9.10 saímos do Velasquez (F800 ST e K100), directos ao caramulo, sendo o traçado feito pela A29, e sem passar pela estrada do Pinheiro da Bemposta devido ao atraso.
Apesar das nuvens no céu, o piso já estava seco e a temperatura nos 18º. Os poucos enlatados que se arrastavam pela estrada também contribuíram para as boas condições do passeio.
Na área de serviço da Total em Albergaria, já nos esperava a GTS 1000. Entrados na A25, no nó das Talhadas, finalmente ficou fechado o grupo, com a VFR, a Pan European e a Aprilia Caponord….
Ao sairmos da A25 directos ao Caramulo, fomos brindados pelo traçado fantástico, curvas e mais curvas, que tornam o percurso tudo menos monótono! Aqui, o piso ainda estava húmido e devido à chuva da noite anterior, a existência de caruma (vegetação) nas curvas, obrigou a uma atenção redobrada por parte dos pilotos, sendo que esta fase do percurso foi feita em ritmo lento, mas gozando toda a paisagem envolvente.
Chegados ao Caramulo e tal como previsto, a organização permitiu-nos a entrada no recinto, podendo instalar as motas junto aos clássicos, tendo as mesmas, obtido igual atenção dos visitantes… ninguém avançou com ofertas mas foi notória a vontade de compra de uma das 6 magníficas.
Pudemos assistir à prova velocidade na rampa, com diversas máquinas a demonstrar todo o poder dos motores 4 tempos deixando no ar o característico aroma do óleo de rícino, que imediatamente nos transportou para o tempo das 125cc de velocidade com os óleos sintéticos e que tanto gozo davam!
Alguns dos bólides de 4 rodas tinham motor de mota, e isso notava-se à medida que iam passando de caixa…. Um berro fantástico, que só mesmo ao vivo é que se consegue absorver todas as sensações em toda a sua plenitude…
Seguiu-se a visita à automobília, em que estavam expostos alguns clássicos, com muito material para quem se dedica a esse hobby.
Propuz-me a fazer um Upgrade à VFR, com a aquisição de dois símbolos da BM… mas não consegui levar a operação em frente… fica para a próxima….
Às 13:00 lá arrancámos em direcção a Águeda…
O piso fantástico e as curvas melhores ainda, tentavam… e a Caponord, com a VFR lá caíram em tentação…. Abrindo o gás, e aproveitando todo o pneu até à entrada no distrito Aveirense… onde de repente a qualidade do piso cai drasticamente por falta de adequada manutenção….
Neste ponto, reagrupámos, e já só parámos no interior do recinto da Festa do Leitão.
O Moreira já nos esperava, e a mesa estava preparada para nos receber … o Leitão mais uma vez não nos desiludiu e o espumante também acompanhou a qualidade!
A tarde foi passada no recinto, tendo como som de fundo a afinação dos GNR.
Como o sol entretanto já tinha dado mostras que não voltaria a largar-nos, foi tomada a decisão de ficar para o concerto….
Uma pizza feita no momento serviu de jantar e às 22:30, já o recinto estava cheio de público para assistir ao concerto da Banda de Rui Reininho, com as mais importantes músicas da banda, com o ponto alto no Hino “Dunas”…. Cantado por todos!
A viagem de regresso 1:00 para o porto foi pelo IC2, com pouco trânsito e de forma rápida, pois o piso encontra-se todo renovado.
Para o ano há mais….
Nota:
Agradecemos à Organização do Caramulo MotorFestival e à da Festa do Leitão, pelas facilidades que nos proporcionaram. E prometemos para o ano voltar… com mais participantes.