Após um café e a conversa em dia, lá saímos rumo ao Sul, com 15 minutos de atraso, ou seja, às 9:45.
Dado haver vários pontos de encontro, fizemos a A29 a uma velocidade mais acelerada que o normal, por forma a compensar minutos em falta. Saímos da A29,directos a Oliveira de Azemeis, um minuto depois de entrar no IC2, já estávamos nas bombas da Galp do Pinheiro da Bemposta, onde nos aguardava mais uma VFR. Afinal as outras BM’s acabaram por não poder participar…
Após mais um compasso, para os habituais cumprimentos, retomámos a marcha, pelo IC2 directos a Recardães, onde já nos aguardava o resto do “pelotão”.
Na Pastelaria estavam mais algumas VFR’s, uma Pan European e a Aprilia Caponord, fechando assim os bravos que se iriam fazer à serra directos a Mortágua.
Neste ponto já se começaram a trocar “piropos” entre as diferentes montadas, antevendo um “duelo” animado ao longo do dia.
Saímos directos ao Souto do Rio, um local que como o nome indica, é à beira rio, com uma magnífico arvoredo, que convida em tempo de verão a umas boas tardes de nado e descanso.
A Caponord, fazendo juz à sua veia “Dakarista”, lá foi até à margem, aproveitando a vinda para subir o morro de terra… e ficando à espera que alguma das outras lhe seguisse as pisadas, o que como era de esperar, não se verificou, no entanto, acho que todos mediram por alto de modo a ver se o fariam ou não!
De novo no asfalto, seguimos directos à Pista de Motocross do casarão, passando ao lado, em direcção à EN… que eu já não fazia à perto de 10 anos…
O traçado está intacto, curvas e mais curvas, disponíveis e sem trânsito significativo, com um piso em bom estado, o que nos permitiu uma viagem agradável até à chegada ao centro de Mortágua.
Neste trajecto, já pudemos aquecer os pneus, preparando-nos mentalmente para a 2ª sessão que viria mais tarde na descida de Mortágua para o Luso…
Atravessámos Mortágua, indo directos à barragem da Aguieira, onde fizemos uma pausa para apreciar a paisagem e pôr a conversa em dia.
De regresso à estrada, atravessámos novamente o centro de Mortágua e fomos directos a Vale de Açores (pela antiga estrada em paralelo)…
Desde a minha última passagem por aqui, que mudaram o acesso para a estrada que liga Mortágua ao Luso, e lá tive que ouvir algumas reclamações do piso e do acesso estar agora “semi-vedado”… no entanto, quanto ao piso, não entendi muito bem, pois a excelente suspensão da F800st permitiu-me passar pelo paralelo sem sequer dar pelas “possíveis” irregularidades, logo deduzo os queixumes não passavam de má língua eh eh… quanto ao acesso estar semi vedado, felizmente foram apenas umas dezenas de metros... desculpem amigos...
Ao entrar pela estrada directa ao luso, a Caponord, passou para a frente do pelotão imprimindo um ritmo mais “vivo”, levando a F800st e a “Ruiva do Leites” através do serpentear do magnífico tapete, apenas importunados pelo tráfego de enlatados que se ia intrometendo no trajecto.
Ao chegarmos ao Luso, e após reagrupar, o grupo das VFR, + Pan + Aprilia, seguiram para o almoço do 5º aniversário do Forum VFR, em Anadia, onde os esperava o delicioso leitão do Moreira e ao que parece, houve um sacrifício qualquer do desgraçado do "Mister Piggy", membro honorário do Forum VFR.
As BM’s seguiram para a mata do Buçaco, onde pudemos fazer uma merenda rodeados pela luxuriante vegetação e o magnífico ar puro proporcionado pela natureza.
Passámos pelo Palácio do Buçaco, e o seu jardim.
O café, fomos tomá-lo novamente junto dos “VFR’istas” em paredes do bairro, onde já decorria um animado campeonato de matrecos.
Após as despedidas, rumámos a Vilarinho do Bairro, e daí pela paisagem rural até Aveiro, onde antes da Estação da Luz virámos para a A17, passando pelo estádio do Beira-mar.
Daqui fomos por estarreja (com um trânsito de domingo e os famosos enlatados ruminantes) até entrar na A29.
Mais uma vez, lá estava a Scenic, parada no fim da A29 (sentido norte-sul), antes da rotunda a fotografar todos quantos lá passassem a mais de 80Km/h… como todos sabemos este é um local onde já ocorreram numerosos acidentes (ZERO) pois as rectas em perfil de AE são extremamente perigosas, e é bom saber que as autoridades zelam assim pela segurança e saúde dos utentes das vias públicas.
Resumindo, foram perto de 280km's bem gozados e mais um magnífico passeio proporcionado pela F800st.... e que pelo que pude ouvir dos amigos presentes, já há mais um na calha....
É já no próximo sábado que o passeio está marcado, e para saber detalhes, basta seguir o link:
http://tainadasmotoclub.com.sapo.pt/TainadasFrame.htm (detalhes no "calendário")