Devido a andar a dar formação à algum tempo em Marco de Canaveses, esta 2ª feira tive que me dirigir mais uma vez pela A4... a última acção de formação que tinha dado fiz a viagemd de GSXR.... e daí que aguardava com expectativa a comparação.
Na foto: O Zé de Viseu a delirar com a GSXR que entrantanto deu lugar à F800ST
O piso da A4 entre o Porto e saída para o Marco, é como quem conhece, um piso mau.... principalmente porque uma grande parte do percurso é feito em Betão e não no comum Betuninoso (incorrectamente designado por asfalto ou alcatrão).
O piso em betão é muito mais duro que o piso de betuminoso, no entanto usa-se devido à sua longa duração e baixa manutenção! Ora o problema é que todas as pequenas irregularidades são transmitidas para o veículo, e na GSXR era uma chatice pois devido à elevada rigidez das suspensões, este percurso perdia a piada pois ia sempre aos "punihos"....
A F800ST tinha pois que demonstrar que filtrava melhor as irregularidades, sem perder eficácia nas curvas que existem em todo o percurso.
Em termos de filtragem das irregularidades, foi evidente a melhoria, apesar de ainda se sentir alguma vibração, não chega a ser incomodativo.... na questão do curvar com o piso irregular, a verdade é que podemos entrar nas curvas à vontade, pois já não há o saltitar que acontecia na GSXR, assim os 30km's da A4 foram feitos com grande conforto e as curvas fizeram-se sem qualquer problema.
Experimentei hoje passar das 7000rpm (a F800ST já passou dos 1030km's) e surpresa das surpresas..... em 5ª às 8000rpm a F800ST põe-se nos 200km/h sem dificuldades de maior.... é óbvio que não sobe com a facilidade de uma "R".... não vale a pena ter ilusões... mas a verdade é que sobe muito facilmente... de notar que às 8000rpm ainda não está no Red line.... e colocando a 6ª o ponteiro da velocidade cola-se no limite, ou seja 240km/h....
Ora tenho que lembrar que após os 160km/h temos que nos inclinar ligeiramente... mas nada que se pareça com as "R" apenas o suficiente para que a viseira frontal da F800ST consiga proteger-nos eficientemente... no entanto, os utilizadores alvo deste modelo (onde me insiro como uma luva) não pretendem a mota para estas velocidades... mas sim para rolar nos 140/150 (em AE).... velocidades que a viseira de origem está perfeitamente ajustada, no entanto, imagino que se já não houver uma maior, há-de aparecer no mercado certamente.
Pelo menos os Eng,ºs da BMW depois de lerem este tópico (sim.... eles são leitores assíduos :D:D) de certeza que tratarão disso!!!
Voltando ao comportamento.... os últimos km's da A4 antes da saída P/ o Marco, têm um piso em betuminoso excelente e principalmente, duas curvas magníficas... que a F800ST faz sem qualquer dificuldade, aliás, já referi que o curvar na F800ST, faz lembrar uma supermotard, pois apenas temos de deitar a mota, mantendo o nosso corpo no mesmo alinhamento da mota... e os limites nunca mais aparecem.... não temos que andar a mexer de um lado para o outro, pôr joelhos de fora... nada disso... é só escolher a trajectória, deitar a mota e acelerar quando fôr possível.... fantástico... só mesmo experimentando é que se percebe a sensação.
Por falar em experimentar.... a BMW MOTORRAD está a realizar Test drives por todo o país.... http://www.bmw-motorrad.pt/pt/pt/index.html no site estão as datas e locais... mas adianto-as aqui:
AS Motorrad (Porto) - 26/04 e 31/05
Antero (Carvalhos ) - 10/05
Baviera (Aveiro) - 07/06
Jomotos - 05/04
Bomcar - 29/03 e 21/06
Baviera Expo - 28/06
S-Drive Motos - 17/05 e 14/06
Motomil - 12/04 e 12/07
Baviera Algarve - 05/07
Aproveitem a oportunidade para confirmar o que aqui tenho descrito!
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