quarta-feira, 30 de abril de 2008
E Curvar? Será que curva?!?
Domingo 27/04/2008
Pois bem... após o teste do paralelo falta o teste mais interessante....
A F800ST tem já 330km's e resolvi ir até Braga, numa viagem pela Autoestrada na ida e por nacional na vinda, com uma passagem pelo Bom Jesus, bem lá no topo, fazendo a descida pela rampa da Falperra....
Os 50km's do Porto a Braga pela A3 revelaram uma fantástica conclusão:
Média... menos de 4L/100 a uma média de 140km/h eh eh...
O computador de bordo assinalava o consumo instantaneo e raramente passou dos 4L... apenas numa ou outra ultrapassagem e em algumas partes com um declive mais desfavorável, mesmo assim e no fim dos 50Km percorridos o consumo realmente ficou abaixo dos 4L/100... isto relembrando que a velocidade média foi de 140Km/h.
É por valores destes que afinal os 16€ de gasolina 95 que o depósito tem de capacidade, proporcionam uma autonomia enorme...podendo facilmente passar os 300km's.
Analisando o roubo a que todos nós somos sujeitos nas gasolineiras, esta é sem dúvida uma notícia fantástica, pois é díficil encontrar uma mota tão polivalente e que simultâneamente apresente um valor de consumo tão simpático.
Já agora, como consumidores devemos unir-nos e colocar o mercado a nosso favor... recusem-se a ir às marcas de gasolina que não proporcionam desconto... só assim marcas líderes de mercado como a Galp e BP começam a baixar o valor do combustível... lembremo-nos..... menos procura => redução nos preços!
A viagem por auto estrada correu bem, a protecção aerodinâmica proporcionada pela carenagem e pela viseira frontal é muito satisfatória e a posição de condução, sem ser demasiadamente direita, garante um nível de conforto muito bom, sendo de prever que não irei ter grandes queixas nas futuras viagens maiores!
Já em Braga, no Domingo às 12:00 o sol estava fantástico e lá fui até ao Bom Jesus, desta vez com Pendura... a subida foi pela estrada que liga à Universidade do Minho... uma típica estrada de montanha à antiga, em paralelo, com curvas cotovelo com grande declive... isto sempre a subir até ao topo onde está a magnífica Sé envolta por uma luxuriante mata que me lembra o Bussaco e Luso. A paisagem é belíssima sendo um local fantástico para visitar em dias de sol.
Este trajecto foi "digerido" pela F800ST com uma facilidade enorme, o binário do dois cilindros, é mais que suficiente para, com pendura, se aventurar por qualquer subida independentemente do estado do piso e do ângulo de subida.
Portou-se lindamente, e não notei em nunhum momento falta de motor ou de brecagem da direcção.
Na descida viemos pela rampa da Falperra.... piso excelente, rails devidamente protegidos pouco trânsito... excelente... a F800ST comprovou a minha primeira impressão de que curva como se uma Supermotard se tratasse... fantástica... transmite uma segurança enorme, podemos deitar a mota à vontade quem não há qualquer torção ou escorregadela... os pneus, não sendo os mais macios (Metzeller) estiveram à altura do desafio, mas o que realmente ressalta é o comportamento do quadro (dupla trave de alumínio) a excelente taragem das suspensões e o "segredo" do centro de gravidade estar mais rebaixado que o normal para uma mota com esta geometria, que no conjunto realmente nos dá momentos de grande prazer quando perante uma estrada com estas características...
A BMW F800ST passou o teste com distinção e ficou prometido um novo passeio a este troço complementando com o troço que segue para Guimarães para gozar a dobrar.... da próxima com outros colegas....
Fica para breve...
A viagem de regresso para o Porto foi à tardinha, sozinho novamente, e aproveitando toda a maneabilidade da F800ST pelas nacionais fora... um instantinho e já estavam 440Km no computador de bordo....
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