domingo, 29 de junho de 2008

Hot Spot : praia do FURADOURO

Pois, como prometido anteriormente, hoje fui até à praia do Furadouro de manhã para aqui descrever o ambiente que se vive neste ponto de encontro MOTARD, aos domingos!
Como é óbvio, o ambiente ganha ainda mais brilho, dado estarmos em plena época balnear e os veraniantes aproveitarem para admirarem as máquinas que se reunem na ponta sul da praia.
Percurso de ida:
Porto; freixo; El Corte Inglês; A29, e finalmente saída "Furadouro Norte"
Parei nas bombas da A29 da BP, não para abastecer como é natural, mas para verificar a pressão dos pneus e tirar umas fotos da Linda F800St, o abasteciemento foi feito nas bombas da esso Antas, que é mais barato!
Escolhi este percurso para sul, pois no regresso vim pela antiga N109.... este é o mais indicado para as R's ou para quem vai com alguma pressa.... estamos a falar de 40km's em AE que no entanto costuma estar entupida com enlatados...
Além do mais os N/ amigos da GNR estavam com uma viatura preparada na sáida das bombas... o que indica que o radar não estaria muito longe... à que ter em antenção esta questão.
O ambiente na praia estava muito bom, e das várias motas presentes, destaco uma MV Augusta, uma Goldwing alterada com 3 rodas, duas V-Max, um modelo que sempre gostei,
e pela 1ª vez, finalmente encontrei uma F800.... neste caso o modelo S, que se distingue da ST pelos avanços mais baixos, a carenagem mais pequena...


No entanto e para minha grande incompreensão, não entendo a razão de ser dos apêndices laterais que pretendem ser talvez, uma carenagem!! Na minha opinião o resultado é desastroso, e comparo-o ao Xuning dos clios 1,2 e similares.... só que aqui estamos a falar de uma mota que é bonita já de origem e os plásticos incrustados apenas vêm trazer vulgaridade ao modelo...mas esta é a minha opinião pessoal!
Deixo aqui o apelo à BMW para que confisque a F800S em questão, já na próxima revisão, e só após a assinatura uma declaração de "NÃO AGRESSÃO À f800S", é que possa esta possa ser devolvida!
A troca de impressões ao vivo com um colega de uma F800, ficou para uma próxima, por motivos óbvios!

Outra nota negativa, é o comportamento de alguns motoqueiros, que ao sair do ponto de concentração (o que começou a suceder às 11H), não contentes com atenção que as motas atraem só por si, resolviam dar ratéres e acelarações a fundo em ponto morto... cada qual fica com as asções que faz, no entanto não é demais lembrar que este tipo de acções, além de prejudicarem os próprios motores, apenas denigrem a imagem do pessoal das motas no geral, alimentando as más vontades que há para connosco!!
Percurso de regresso:
optei pelo percurso que mais me agrada, vim pela costa, com incursões na N109 e com idas à linha de costa onde era possível.
É uma viagem de 40km's mas que demora um longo tempo, pois além do natural trânsito da época, há muitos Sentidos proibidos, sendo uma verdadeira aventura fazer o caminho igual duas vezes, eh eh
Ao passar por espinho, já pude ver o túnel ferroviário, mas o centro da cidade ainda está em obras!
Após Espinho, a costa está toda muito bem tratada, com uma ciclovia que só pára em junto à ponte da Arrábida... excelente.




Passei pelo cais de Gaia, e com a suspensão traseira ajustada para a sua posição mais soft, a F800st digeriu facilmente o mau piso da ribeira até à câmara do Porto...

Brevemente haverá outro Hot spot, e aguardo informações de pontos de idênticas características!

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Gil, folgo em saber que a F800st está de volta à estrada. Tenho procurado obter o máximo de informação, sobre a F800st, pois como já aqui referi, estou realmente tentado em adquiri-la. Como sabes, numa ilha estamos um pouco condicionados, e a Madeira não é excepção, isto falando da variedade de representantes da BMW. Aqui só temos um stand. Acontece que não tem nenhum modelo disponível para test. Algo que já me aprecebi ser normal, por cá. É estranho, mas o mesmo acontece por exemplo com a Yamaha. Só com o pedido feito e dinheiro à vista... Tenho lido muitos comentários da F800st, no bmw f800riders.org. Li que muitos conseguem fazer, com um tanque cerca de 320km e alguns até mais. É algo que que eu considero fora de série para uma 800. A tua em cada tanque, faz assim tantos km´s? E o painel informativo é fidedigno, quando refere os km´s que ainda faltam até abastecermos? E numa condução apenas em meio citadino, os consumos sobem muito? Desculpa as perguntas, mas acredito que também as fizeste antes de escolheres a tua F800st. Confesso que estou indeciso entre uma maxi scooter ou uma moto. Será para as minhas delocações diárias, casa/trabalho, um percurso de cerca de 6 minutos de carro,sem muito trânsito. Pretendo deixar o carro, mais tempo na garagem cá de casa. É que, com o preço escandaloso que está a gasolina e ainda ter que pagar uma reserva mensal de parque de 60€, não há carteira que resista. O uso que pretendo dar à minha nova montada será diária e principalmente na cidade do Funchal, e claro aos fins de semana com uns belos passeios, tirando assim partido do excelente clima que temos. Um abraço,Paulo M.

Gil Pereira disse...

Boas...
vamos por partes, o consumo da F800st foi exactamente um dos pontos mais favoráveis quando a comparei com as consorrentes, e a verdade é que em média um depósito dá-me para fazer entre 305 e os 320km's, isto valores aproximados e sem cuidados especiais!
No entanto, há que ter em conta que faço muitos km's na cidade do porto, que é o pára arranca e normalmente pequenos percursos... já em estrada aberta também tenho o cuidado de não passar dos 140/150 como velocidade de cruzeiro. Assim, nos percursos maiores, tenho conseguido fazer os tais 320km's/depósito.
O consumo apresentado no Comp bordo tem-me parecido fiável, pois apresenta um valor de consumo médio de 5,1 e bate certo com as minhas contas... nas alturas em que não ando tanto aqui na cidade ele baixa para os 5L/100.
A autonomia apresentada no meu caso tem sido fiável, pois já chegou aos 3km's e deu para chegar à bomba sem ficar a pé, no entanto já li casos em que não é assim....
Agora...."Maxi scooter" não é mota mas sim "aspirador sobrealimentado" eh eh, sem ofensa aos possuidores desses magníficos electrodomésticos :D
A F800st, além de fazer tudo o que faz a maxi scooter, com igual economia, dá para fazer tiradas de 500km's sem problemas, CURVA que é um espetáculo, além do mais é linda de morrer!
Numa perpectiva mais economicista (que também pesou nas minhas contas) na hora de trocar (um cenário hipotético, pois claro) o valor de retoma é superior à grande maioria das concorrentes devido à sua fiabilidade e nome implantado no mercado... isto também é importante.
Quanto ao test drive, essa questão de só experimentar mediante reserva é um gozo com os clientes e apenas demonstra o mal da falta de concorrência.
Eu começava por fazer uma reclamação directamente ao importador nacional (O povo Português é dos que menos reclama, ainda não percebi porquê... só este ano já fiz 3 consultas à DECO), e depois, aproveitava para passar um fim de semana no continente com a marcação prévia do test drive... sempre é uma boa desculpa para um fim de semana diferente!
Um abraço!

Anónimo disse...

De facto não é má ideia, um fim de semana por aí, e tanto agora que temos ligação marítima..foi preciso aparecerem os espanhóis...para unir Portugal. Quanto ao test drive é verdade, os stands não mostram muito vontade. Na Yamaha por exemplo, quis experimentar uma T-Max que estava exposta, disseram-me que um test drive só era possível se realmente houve-se interesse..dei por mim a ver o vendedor com cifrões nos olhos. E a conversa de sempre, não podem ter todos os modelos disponíveis para test, e tanto mais uma T-Max.. blá blá...Na BMW a resposta foi mais`suave´: não temos esse modelo no stand, e para tê-lo cá é difícil, corremos o risco de não vende-la, e tá a ver...Enfim conversa de vendedor. Quanto aos consumos da f800st, fico realmente impressionado com a economia. E poupança no dia à dia do Português é fundamental. Deduzo pela tua experiência, que no pára/arranca da cidade, os consumos sobem um pouco não é? Mas mesmo assim chegas aos 300/305km´s com um tanque? E a tua tem abs? Tenho lido que em chuva faz milagres, mas com imperfeições no asfalto, a coisa muda um pouco, não é? Aí talvez seja a tal sensação que temos ao volante de um carro, que corre um pouco depois de travarmos, não? Já li também no teu blog que ficaste surpreendido com o custo da revisão da tua f800st. Quer dizer que relativamente à Suzuki que tinhas, consegue ser mais em conta? E quanto à correia da f800st, que tal? Pelos vistos é só de 10 em 10,000km que verificam/substituem? Mais uma quantidade de perguntas...que na verdade, parecem sempre poucas para quem está de olho numa f800st. Um abraço, Paulo M.

Anónimo disse...

Caro Gil,hoje tive a oportunidade de conversar com um vendedor da BMW, e confesso que não fiquei muito satisfeito. Disse-me que aqui na Madeira já não vendem motos BMW, só os carros. Se eu tiver interesse, tenho que enviar um mail à BMW motorrad aí no Continente e aguardar resposta. Perguntei então pela manutenção como é que ficava, aí respondeu-me que os mêcanicos continuam ao serviço da empresa, mas nos carros. Com esta resposta fiquei um pouco decepcionado, pois assim é um pouco complicado confiar as revisões a uma equipa que não trabalha assiduamente em motos. Fica a pergunta, será que estão minimamente a par dos novos motores, da nova tecnologia empregue, em particular na f800st? E em caso de algum problema, resolverão ou a moto ficará adormecida na oficina? Por exemplo o problema que tiveste com o tal ews? É complicado confiar assim... E a tua que tal tem se comportado, sempre com boas médias de consumo? E a tua tem abs? Qual a tua opinião do abs, vale a pena? Um abraço, Paulo M.

Gil Pereira disse...

Ora bem.... postas as coisas dessa maneira, eu não compraria BM nova aí na região.
Se a marca não acha interessante o mercado porque é que os possíveis clientes se hão-de vergar perante tal arrogância?
As motas de hoje estão artilhadas até aos dentes de electrónica e já não podemos simplesmente levá-las ao mecânico de sempre, como antigamente.
Assim e se fosse eu a pensar na compra, ou optava por um modelo dos antigos, de mecânica simples sem electrónicas e que a manutenção está garantida por qualquer mecânico experiente, ou então optaria por outra marca que esteja aí representada.... não faltam boas motas para o uso em questão, como a Honda Transalp, a Suzuki Storm, a Kawasaki versys, a Ducati Multistrada, a Honda VFR... são tantas opções que a lista nunca mais acaba.
Só por curiosidade, na altura da compra da F800st, fui a um stand da BM aqui no Porto, e perante o meu pedido de test drive a uma BMW K 1200 R Sport... os vendedor olhou para mim de alto a baixo com ar de desconfiado(costumo andar de calças de ganga e T-shirt...) e foi depois falar com outro que estava na secretária.... passado uns 3 minutos veio-me dizer que ia ver, para eu aguardar um pouco... passados uns 6min veio, com o mesmo olhar de desconfiado, dizer que podia ser (parecia que era um grande favor que me estava a fazer)mas qur tinha que preencher alguns papeis primeiro e que isso ia demorar um bocado...... Perante toda aquela parvoíce, limitei-me a dizer que não era para aquele momento e os Senhores acabaram de perder uma venda de uma BM nova....
Passados uns tempos acabei por experimentar a K1200S como já descrevi no blog.
Os clientes têm na minha perspectiva que se tornar mais exigentes e completamente intolerantes à prepotência e Arrogância de algumas empresas.

Relativamene à F800st, tem como opcionais o ABS (impecável em piso irregular e piso molhado), Piscas brancos, Computador de Bordo (um investimento essencial para controlar consumos)Alarme, e as malas laterais, tudo da BM.
Um Abraço.


Eficiência Energética de Edifícos

AbcBlogs

Site certificado
Voos baratos
voos baratos
voli low cost