A tarde de 6ª feira estava solarenga e convidativa para a viagem até à costa alentejana.
Partimos directos à A29, passando até Estarreja, aí tivemos uma ligeita incurssão na A1 até à saída de Aveiro Norte.
A17 - fizemos a nova autoestrada até Leiria... sabendo que desde Aveiro até Mira não se paga, compensa fazer este trajecto, dado que o trânsito não é exagerado.... o único ponto a ter em conta é que nos novos troços (após Mira) não há bombas de abastecimento, assim temos que nos precaver ou em alternativa temos que saír para abastecer numa das saídas intermédias.
Em Leiria foi a primeira pausa, para o lanche.
O parque em frente ao Estádio é um bom local para esta pausa, pois além de relva, bancos, sombra das ávores, tem também um canal em que a água nos ajuda a relaxar...
Do Parque temos duas visões distintas.... o imponente castelo.... ladeado pelo Estádio de Futebol.... triste visão, pois ainda tem metade das obras por realizar! Num país pobre como o nosso é interessante ver como este tipo de Gandes empreendimentos sem viabilidade económica são uma constante.... vêm aí mais dois!!
Todos os contribuintes que se vão mentalizando para as "essenciais" obras do TGV e do Aeroporto!!!
Nem o Pendular conseguimos aproveitar..... mas temos que ter o que os grandes têm.... venha daí o TGV, podemos não ser ricos, mas ao menos parecemos!!! E o Zé povinho que pague através da carga fiscal.... em frente....
O troço seguinte foi pela A1 até ao Carregado, onde só por curiosidade, existe uma loja Outlet de acessórios de mota no Campera... logo à saída da AE... vale a pena dar uma vista de olhos ao passar.
A dormida foi-nos facultada por amigos no carregado e aí ficámos até à manhã de Sábado.
Após o almoço, atravessámos o Tejo pela última travessia construída.... a ponte no Carregado, e daí seguimos sempre por Auto estrada atravessando todo o vale de Setúbal, ladeando Alcácer do Sal, e saímos finalmente directos a Sines.
Nota: A autoestrada em questão (Desde Santarém), é excelente para esticar os cavalos, pois tem faixas largas, grandes rectas com excelente visibilidade, pouco trânsito e é dificil aos senhores fardados esconderem-se atrás dos arbustos/viadutos etc, com o tripé e as máquinas fotográficas.... ou seja, é um bom trajecto para experimentar as máquinas.... no entanto, já sabem, emoções sérias só mesmo em circuito.....
A paisagem após Sines é fantástica, o IC4 é uma estrada tipica alentejana, com grandes rectas, e algumas curvas pelo meio.... no entanto temos que ir sempre alerta, pois é possível a entrada na estrada de animais e por vezes de tractores e bicicletas.... ou seja temos que ir sempre com muito cuidado.
Outra questão também comum, são as máquinas fotográficas nas rectas antecedentes às pequenas vilas atravessadas.... a velocidade é reduzida aí para 50km/h e facilmente damos por nós a contribuir para o estado com uma multazinha de 120€ e o fim de semana estragado!
Antes de Cercal do alentejo fizemos uma extensão de +- 20km em estrada de serra... curva contracurva, bem divertida.
O jantar foi numa herdade no meio do nada com uma bela paisagem ao redor.... mas o constante foi sempre a serenidade do ambiente. muito relaxante o Alentejo.
No regresso (01h da manhâ de dia 1), infelizmente tive que abastecer na BP, em Santiago do Cacém.... esta é uma das questões a lembrar... após as 23horas fecha tudo .... e se não nos precavemos, temos que andar à procura de uma bomba automática, como foi o caso.
O regresso para o porto foi no domingo sempre pela A1 até Coimbra Sul, após o que seguimos para a Nacional 1, com um desvio para Águeda para um cafesinho.
Ao saír de Águeda, rumámos a Oliveira de azemeis, onde pouco antes desviámos para Oeste rumo à A29 até ao Porto...
Os 1200km's estavam feitos com umas boas horas de diversão/condução, neste caso por razões de lotação do veículo, tivemos que ir numa BMW.... mas mini... mais propriamente a Cooper D.
2 comentários:
Amigo Gil
Até que enfim que há alguém que conhece o segredo mais bem guardado do motociclismo (em Portugal, pelo menos, em que é tudo R's)
A minha ST já tem quase 9000 Kms e melhorou em consumos e comportamento de motor e caixa (era um pouco dura, como deve saber).
Para saber mais sobre a mota e os muitos acessórios que já existem para ela (e sobre problemas e sua resolução) sugiro uma visita a um fórum do qual sou membro: www.f800riders.org
Boas curvas
Concordo inteiramente com o "segredo", eh eh... as R's, e falo como anterior proprietário de uma, tÊm realmente um fascínio sobre todos quantos gostam de motas que é dificil de resistir, mas na realidade ao tentar fazer uma vida normal com uma, percebemos que não são as motas mais adequadas para isso.... e aí entram motas como a F800st que dão para fazer um pouco de tudo.
Agradeço o link do F800riders que desconhecia, no entanto confesso que achei um pouco confuso.. imagino que com o tempo acabarei por me habituar!
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