O percurso até á Bairrada foi pela A29, até Estarreja onde apanhámos as estradas secundárias, passando por Angeja, Cacia, Aveiro, S. Bernardo e daí até Oiã, Oliveira do Bairro e finalmente Sangalhos terra do espumante, que era o destino inicial, e onde pudemos apreciar uns carros mais velhos que eu…. E dos quais se destacaram dois Opel Record Coupé… da década de 60/70.
Também pudemos apreciar um Ford Taunus (motor V4!) em muito bom estado de conservação.
Como a visita ao “velhinhos” acabou por demorar mais que o previsto, a decisão sobre o almoço foi consensual, pois na Bairrada come-se…. Leitão!
O Local escolhido foi o restaurante STOP, que fica na zona sul da Mealhada, na antiga estrada nacional, ao lado do troço novo do IC2…. Motivo pelo qual, encontramos sempre mesa, já que a maioria dos turistas fica pelos restaurantes mesmo junto à estrada….
Após o delicioso leitão acompanhado por um branco “frisante” fresquinho, atirámo-nos de novo à estrada nacional até Coimbra.
Aqui começo o verdadeiro passeio de moto…. A velhinha N17 repleta de curvas é uma estrada magnífica para se fazer com bom tempo!
Por sorte, o trânsito era pouco, e à excepção de autocarro que seguia apenas com 5 ou 6 gatos pingados lá dentro, o troço desde Coimbra até ao topo da serra foi feito com enorme prazer, pois basicamente não há rectas….
No topo da montanha já conseguíamos avistar o objecto da viagem…
uma piscina na povoação Castanheira de Pera, no meio da serra e por ser Domingo de Agosto estava bem composta em termos de utentes… mas nada em demasia…. A Piscina em questão, denominada Praia das Rocas, tem um sistema de ondas que marca a diferença, e consegue dessa forma chamar muitos visitantes de outras localidades… Penso que é um bom exemplo para os autarcas do interior e alguns do litoral também… às vezes vale mais um equipamento destes do que mais um estádio para estar ás moscas… como acontece em tantas localidades….
No final do dia, o regresso foi para sul, directo à IC8, onde virámos para Penela, para mais uma série de curvas, mas estas curvas rápidas, ao contrário das da Lousã que são mais fechadas… aqui a F800st pode curvar um pouco mais depressa, pois além do piso ser excelente, as curvas serem mais abertas, não havia grande trânsito.
Chegados a Condeixa, a opção foi seguir pelo IC2 até à Mealhada onde, principalmente devido ao muito tráfego, decidimos entrar na A1 e daí só parámos no Porto….
A F800st, entrou assim nos 16000km´s e finalmente o pneu traseiro que veio de origem um Metzeler Z6
deu o seu último suspiro, pondo a nú a sua alma, no centro do rasto, o que implica a sua merecida reforma…. e como diz o povo, "Rei morto, Rei Posto", vem o aí o Bidgestone Batlax….
Para a continuação da saga!
Sem comentários:
Enviar um comentário