Um dos conceitos chave vulgarmente transmitido aos Estudantes de Engenharia Civil nas cadeiras de Hidrálica, é a importância das linhas de água e a manutenção da sua total desobstrução.
Este convceito tem sido completamente ignorado pelas autoridades que têm como função regular a construção no território nacional.
Vários Especialistas de Hidráulica têm alertado ao longo dos anos para o perigo do Entubamento das linhas de água, para a construção de edifícios/equipamentos nas margens das linhas de água, e para a importância cruzar a informação da morfologia ddas linhas de água com o historial do tipo de precipitação, para que os projectos não possam ser implementados junto a zonas de risco....
Apesar destes apelos, a contrução e o entubamento continua a suceder por toda a parte, sem que, quando acontece o previsível, haja um apuramento das responsabilidades, o que tal como a "pescadinha de rabo na boca", permite que os mesmos erros continuem a suceder, num "loop" contínuo.
Apreder com os erros, é uma capacidade que vemos em todo o mundo animal.... ou pelo menos, em quase todo o mundo animal.
Em Portugal, temos muitos exemplos de desrespeito pelas mais elementares regras de planemento.... basta ir ao Grande Porto, por exemplo, para encontrar milhares de ribeiras entubadas.... à espera da tempestade perfeita....
Já dizia o Povo.... Semeia-se Vento, colhe-se Tempestades.
Nota final:
Nos Estados Unidos, sempre que há um acidente, paralelamente às equipas de socorro e limpeza, são logo activadas equipas de investigação para que se perceba a origem do erro...
É devido a este tipo de atitude, que se evolui... pois, se não sabemos a origem do acidente, nunca o chegarmemos a perceber realmente, e não poderemos impedir a sua repetição.
Um exemplo disto foi a descoberta que fizeram quanto aos danos que o cinto de segurança provoca nas crianças, foi devido a este hábito de "verificação do que se passou mal" que os Especialistas descobriram que uma criança que sofra um acidente usando apenas o cinto de segurança, tem grandes probabilidades de ficar paraplégica... e foi desta investigação que surgiu a obrigatoriedade do uso da cadeirinha até aos 9/10anos....
Este exemplo, é apenas isso, um exemplo que demonstra a importância da investigação das causas do acident, pois se é verdade que não podemos apagar o passado, podemos sempre condicionar o Futuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário