quinta-feira, 12 de junho de 2008

1ª nota negativa da F800ST

Pois... quem andava a dizer que apenas digo bem da F800ST vai verificar que realmente este é um verdadeiro Diário de Bordo, ISENTO com as informações realmente relevantes para os apreciadores da mota em questão.

Aliás, penso que foi aqui batido (infelizmente para mim) um novo recorde de "menor nº de km's até deixar o proprietário a pé" título nada lisongeiro para a marca em questão, mas a verdade é que azares acontecem e não podemos generalizar, mas....

Caíu por terra a mítica fiabilidade germânica e tudo por culpa da electrónica, como só podia ser!

A 10 minutos do fim do jogo de Portugal (estava 2-1) ao tentar ligar a F800st no fim do check-up lá apareceu o sinal triangular amarelo acompanhado da sigla EWS... ao pressionar o botão de inciar, nada... nenhuma resposta... após várias tentativas frustadas de tirar e pôr a chave sem resultados, telefonei para a oficina, onde o mecânico logo fez o diagnóstico mais provável.... a F800ST vem equipada com um sistema anti-roubo, ou seja o imobilizador electrónico que entra em funcionamento em caso de tentativa de uso de uma chave diferente.
O que parece ter acontecido é a que o sinal da chave não está a ser recepcionado!!
Perguntei logo o que poderia fazer para contornar a situação, já que como já escrevi, uso a mota como primeiro veículo e tinha horas marcadas... A resposta deixou-me espantado....
"- Nada... não podemos fazer nada, amanhã de manhã passa aí um funcionário para recolher a mota!"
Eh eh... Não há dúvida que tenho saudades do tempo em que um gajo pegava na chave de fendas e ao fim de 15 minutos os motores já estavam a roncar de novo... hoje em dia em vez de mecânica temos que perceber de informática pois a electrónica tomou conta da indústria automóvel e dos motociclos!
Graças a este infeliz acontecimento, lá tive que me lançar para o trânsito da invicta de enlatado... chegando meia hora atrasado ao compromisso marcado.

Assim é com imenso desagrado que aqui confirmo que ao fim de aproximadamente 2700km's a F800st deixou-me ficar mal.... e pelo que parece, em parte devido ao bloqueio que se verifica nos transportes, só a voltarei a ter de volta para a semana!!...

Fica aqui já o aviso, virem este sinal no visor EWS e se estão a usar a chave original, então esqueçam.... ela não vai ligar.

Para primeira nota negativo, a F800st foi logo buscar aquele que não poderia em tempo algum ir buscar..."Foi a electrónica" ouço dizer... mas isso não me interessa para nada, é uma falha inadmissível e que irá demorar muito tempo até que me esqueça deste incidente....

Nota positiva no entanto para a prontidão da assistência, vamos ver agora se os actos acompanham o discurso.

6 comentários:

Unknown disse...

O EWS é um caso crónico das motas e carros BMW. Usam a mesma tecnologia e as ring antennas (uma coisa circular que emite e capta o sinal rádio das chaves) falha, nao reconhece a chave e desliga tudo.
Isto já acontece há 4 anos e tem sido as GS1200/GSAs as mais afectads (nao se sabe porque). Alguns carros série 3... também.
Isto é mau para a BMW e nao se entende como isto perdura tanto tempo. Acontece... mas 4 anos!!!??
Mas bom, ao que parece foi lancado no início de Junho de 2008 um recal da BMW para subsituir essas ring antennas - consultem o vosso concessionário e pecam a substituicao para evitar o que te aconteceu.
Pessoalmente, a electronica alema nao é das melhores. Tenho uma mota alema - sem problemas (uma 1150) e tenho um carro nao alemao que tudo quanto falha é da Bosh!

Boas curvas :)

Gil Pereira disse...

Pois... não há bela sem senão, no entanto como afirma, deixar um problema destes arrastar-se 4 anos, sabendo que o veículo fica imobilizado não é propriamente uma boa política, no entanto, esperemos que realmente haja já uma solução duradoura para o defeito...
Obrigado pela partilha da informação!

Anónimo disse...

Antes de mais parabéns pela aquisição, a bmw f800st é lindissíma. Azares acontecem, são chatos mas na minha opinião, não retira a fama e fiabilidade da mêcanica bm. Li o teu blog todo, estás de parabéns, está muito bem redigido. Agora uma dúvida, os consumos são assim tão baixos como dizes? Com cerca de 16€, fazes cerca de 300km´s? Se é assim, é mais econômica que muita scooter que anda por aí. Sou natural da Madeira, e por cá temos que lidar com muitas subidas. O meu receio é que a f800st venha a revelar-se demasiado `gastadora´,o que dizes? É que ao preço que está a gasosa temos que ser mais racionais e menos emotivos na escolha,se é que me entendes. Pretendo adquirir em breve a minha primeira montada e uma bm, seria perfeita. Mas gostaria que no teu blog falasses um pouco mais dos consumos. Falas em auto estradas,a velocidades estabilizadas, mas em cidade no pára/arranca, como é que é? Os consumos sobem muito? No teu dia à dia, casa/trabalho, e demais `voltinhas´, consegues sempre essas médias de mais de 300km´s?Conta tudo é que realmento sinto-me tentado a comprar uma f800,mas a st pois é muito bonita. Um abraço desde a Madeira. Paulo M.

Gil Pereira disse...

Caro Paulo, agradeço o comentário.
Os consumos que tenho apresentado, ao contrário do possa parecer, traduzem exactamente o consumo de um utilizador que faz um pouco de tudo, pois eu uso a mota como meu primeiro veículo, e como morador no centro da cidade do Porto, é esse também um dos locais que me desloco.
Apesar dos consumos realmente poderem espantar, eu também referi que o facto de ter o computador de bordo sempre no consumo instantaneo me tem orientado no sentido da poupança de combustível. O valor que neste momento figura no computador de bordo como consumo médio é de 5L/100.... o que para mim é fantástico pois em estrada aberta, rolo normalmente nos 140km/h. Para ter uma ideia, na GSXR os consumos nunca eram inferiores a 9l/100... no entanto são duas motas completamente distintas e que também condicionam o estilo de condução do condutor.
Relativamente à possível compra, eu começaria por fazer um Test Drive... pois é a partir desse momento que começamos a perceber o verdadeiro "ovo de colombo" que é a F800ST. Para mim um modelo fantástico para um utilizador que goste de fazer viagens médias (400 a 500km's de cada vez), mas que possa circular na cidade sem problemas e que no fim de tudo o consumo seja razoável... além da estética que para mim está muito em conseguida....
Assim ficarei à espera de daqui a algum tempo recerber a novidade de mais um Feliz utilizador da F800st!

Anónimo disse...

meu caro amigo: ews não querererá dizer (ENLATADOS WORKING SYSTEM)? se for tenho aqui na zona uma k100 sem essas luzinhas de más notícias a acender para vender se quiser sair do SYSTEM! EH EH EH

Gil Pereira disse...

K100.... humm... um propietário de uma clássica não a venderia assim tão facilmente.... ou será que era para adquirir uma F800 novinha... eh eh... mesmo com o EWS maluco.... ;)


Eficiência Energética de Edifícos

AbcBlogs

Site certificado
Voos baratos
voos baratos
voli low cost