Na A29, o trânsito ao sábado é moderado, possibilitando-nos uma velocidade de cruzeiro nos 140Km/h, sem grandes precalços com os automóveis. Para variar, saí no fim da A29 na 1ª saída da rotunda da entrada P/ a A1, para uma estrada municipal que liga Estarreja a Pinheiro da Bemposta...
É uma estrada de "serra", com a primeira parte a atravessar pequenas localidades, até que a sua parte final brinda-nos com 4km's de curvas e contra curvas com a correcta inclinação em que a F800ST se sente como peixe na água.
A leveza da F800 neste tipo de troço é deveras impressionante e faz-nos cometer alguns exageros, pois estando numa estrada antiga, a sua largura total dá apenas para pouco mais que um carro o que conjugado com os elevados ângulos de curvatura do traçado, saímos da N/ faixa de rodagem em algumas curvas, o que com a parca visibilidade, exige cuidado e atenção redobrada, no entanto o trânsito é pouco e daí podermos "brincar" com alguma confiança.
Este divertido troço de curvas começa por 2km's a descer, no fundo atravessamos um riacho numa ponte de alvenaria de pedra, para percorrer mais 2km de curvas, desta vez a subir.
No fim deste presente para o condutor... entramos novamente na EN1 rumo a Sul e após ter atavessado a Branca,ultrapassei um curioso grupo de 2 rodas: 8 motorizadas tipo Famel XF17. Sachs, etc, todos em fila, devidamente equipados,com os seus casacos pretos de napa (o que importa é que pareça pele...a protecção reside na estética da coisa :D) Luvas "Naked Hands", sapatinhos de verniz, calcinhas de sarja.... e culminando o toque final: as magníficas montadas a lavadinhas e a brilhar!! Grande Cortejo.... pena não ter tirado fotografias do histórico momento.
Chegado a Águeda, chegou a hora de deixar a F800ST a descansar ao lado da Gilera 125 SP01 que tenho desde os 18 anos... e que está neste momento em estado de hibernação até que me dê vontadede arregaçar as mangas e comece a restauração da pequena máquina nascida para as pistas italianas.
Ora o motivo de largar a F800 e dirigir-me para Paredes do Bairro (Anadia) em 4 rodas não podia ser mais nobre... é que o convidado de honra do almoço recusou-se a andar de mota, assim tive que o ir buscar de carro...
Até Braga fui a sentir aquele aroma que todos os apreciadores do bom leitão à bairrada conhecem e imaginam a viagem ao meio-dia irresistível...
Ao fim de 1:30 de Autoestrada (A29/A3) chegámos ao destino com a água na boca à espera de saborear o delicioso bicho, acompanhado por um belo espumante tinto, como manda a lei!
A viagem de regresso de Braga a Águeda no Lancia Delta 1.9 TDS foi rápida, os 167.400km's ainda não deram trabalho, tendo apenas com intervenções mecânicas um cabo de embraiagem e mais recentemente a embraiagem.... de resto é pôr gasóleo e andar... em AE fizemos uma média de 150km, sem esforço do carro e com o todo o conforto que os Lancias são reconhecidos.
Falem mal dos Fiat's/Lancias/Alfas à vontade, pois a verdade é que quem os tem, não tem muitas queixas a fazer.... isto claro se tiverem as revisões feitas a horas e como deve ser.
De regresso a Águeda a F800 ficou contente por voltar à estrada, exactamente na hora em que a Selecção de futebol Portuguesa iniciava o embate com a selecção Turca.... as estradas estavam vazias....É a magia do futebol... os carros desaparecem!
Na figura vemos um dos Postais de Portugal: Sempre que temos 3 faixas.... inexplicavelmente aos automobilistas seguem na do meio!!
Este fenómeno ainda está por explicar, mas pensa-se que tem algo a ver com a Geografia Portuguesa e a sua proximidade ao mar...
Falta algum investigador se dedicar ao tema, fica aqui a sugestão!
Um facto curioso também, é que neste trajecto, passei por 3 estádios de futebol, o de Aveiro, o do Porto e o do Braga, todos eles magníficas obras.... não esquecendo o infeliz facto do de Aveiro ser parecidissímo com o de Leiria... mas como está cloncluído, destaca-se posivamente.
Ao terminar o jogo Portugal Turquia tinha acabado de chegar ao Porto e preparava-me para seguir até Braga.... A F800 descansou um pouco enquanto me fui inteirar do resultado...2-0... e ao voltar à estrada já começava a confusão....
Não entendo como é que toda a gente se queixa do preço da gasolina e a primeira coisa que fizeram foi saltar para a estrada, a queimar combustível e apitar.... será que não há maneiras mais interessantes de Festejar??
Segui pela Nacional directo à Trofa, mas logo me arrependi, a estrada na zona da Trofa, que tinha piso novo, foi totalmente esburacada para colocar a canalização ... como é costume, mal se arranja uma estrada municipal, não demora mais que 2 anitos para que se lembrem de estragar tudo para colocar o snaeamento!... Será que as autarquias não fazem o cálculo ao prejuízo que as contas públicas sofrem?
Entretanto, esta semana estamos todos descansados, pois o país saíu da crise.... já não teremos desemprego, o custo dos combustíveis é aceitável etc.... pelo menos as únicas notícias que iremos ler e ouvir são os milhares de comentadores e o esmiuçar de todos os momentos do jogo, para logo a partir de 4ª feira começar tudo de novo com o segundo jogo do Grupo.
Já que estou em Braga, o domingo vai ser para uma volta mais séria pela rampa da Falperra, a crónica aqui aparecerá.
Sem comentários:
Enviar um comentário